Austeridade torna-se menos essencial com taxas de juro baixas - FMI

| Economia
Porto Canal / Agências

Washington, 03 abr (Lusa) - As políticas de austeridade e de redução das despesas públicas podem tornar-se menos essenciais se persistirem as taxas de juro historicamente baixas nos países industrializados, sugeriu hoje o Fundo Monetário Internacional.

O FMI tem exigido aos países sob assistência financeira (como é o caso de Portugal) medidas de austeridade para reduzir o défice.

Mas, o nível baixo das taxas de juro leva-o agora a questionar essa doutrina, num capítulo analítico das perspetivas económicas mundiais que divulgou hoje, antes da sua assembleia geral.

As taxas pagas pelos Estados para se financiarem nos mercados têm registado uma redução desde os anos 1980 e chegam a ser "negativas" tendo em conta a inflação, indica o FMI no relatório.

A nível mundial, as taxas de juro a 10 anos caíram em média de 5,5% nos anos 80 para 3,5% nos anos 90 e para 2% entre 2001 e 2008, antes de um registo "ligeiramente negativo" em 2012, segundo a instituição.

A tendência de queda acelerou-se com a crise financeira de 2008-2009 que levou os grandes bancos centrais (como a Reserva Federal norte-americana e o Banco Central Europeu) a baixarem as taxas diretoras para um nível próximo de zero, numa medida de apoio à economia.

Segundo o FMI, esta tendência deve continuar devido à crescente procura por parte dos investidores de dívida dos Estados, considerada um investimento seguro.

"As taxas de juro reais e o custo do capital só devem aumentar ligeiramente em relação ao nível atual", menciona o relatório.

Neste contexto, os Estados podem financiar-se sem sobrecarregar as suas finanças dado que o peso da dívida será quase nulo, tendo em conta a inflação.

"Um determinado aumento das despesas públicas financiadas pela dívida, nomeadamente investimentos públicos, podem, não levar a aumentos da dívida pública a médio prazo", nota o FMI, baseando-se na hipótese de as taxas de juro serem inferiores às de crescimento económico.

Segundo a instituição, as taxas de juro baixas apresentam, contudo, ameaças à estabilidade financeira dado que "incitam" os investidores a arriscarem nos mercados para conseguirem rendimentos mais elevados.

EO// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Com Páscoa à porta, preços do cacau atingem máximos 

O preço do cacau nos mercados internacionais disparou 150% desde o início do ano e tocou pela primeira vez os 10.000 dólares por tonelada, mas há dúvidas que o pico tenha sido atingido, segundo os analistas consultados pela Lusa.

Vai trabalhar no feriado? Pode ter direito a compensação adicional

Na sexta-feira Santa, no dia 29 de março, é comum associar-se à ideia de descanso para muitos. Contudo, quanto à compensação pelo trabalho realizado neste feriado, a resposta não é simples e direta, mas sim variável conforme as circunstâncias individuais.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.