PS quer estradas concluídas em 4 concelhos de Aveiro para tornar indústria competitiva

| Norte
Porto Canal / Agências

Santa Maria da Feira, 03 abr (Lusa) - O PS defendeu que o Governo não pode "perder a oportunidade" de cativar fundos comunitários para concluir estradas decisivas para a competitividade de zonas industriais de Castelo de Paiva, Arouca, Águeda e Sever do Vouga, distrito de Aveiro.

Em comunicado de hoje, a Federação Distrital do PS/Aveiro revela que o tema foi debatido pelo parlamentar socialista António Cardoso com o secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, na última reunião da Comissão Parlamentar de Assuntos Europeus.

"A atribuição de Fundos Comunitários do presente Quadro 2020 tem um eixo prioritário destinado a aumentar a competitividades das empresas", observa o deputado António Cardoso, citado num comunicado. "Como tal, o Governo não pode perder esta oportunidade de cativar verbas que podem dar resposta a uma medida estruturante fundamental para o crescimento da economia desses concelhos", acrescenta.

Para António Cardoso, as obras decisivas nesse contexto são quatro: a ligação viária da zona industrial de Pedorido, em Castelo de Paiva, ao nó de Canedo da A32; o acesso da Zona Industrial de Mansores, em Arouca, ao nó de Pigeiros da mesma A32; a estrada entre a Zona Industrial de Sever do Vouga e a A25; e ainda a ligação da Zona Industrial de Águeda à A1.

O deputado insistiu, por isso, na obtenção de um compromisso por parte do secretário de Estado na defesa dos interesses dos empresários, "de forma consistente e estruturante, através da construção de pequenos troços viários cujas distâncias não ultrapassariam 10 a 12 quilómetros".

António Cardoso realçou, aliás, que em causa está "uma realidade aveirense sobejamente conhecida pelo senhor Secretário de Estado, visto este ser oriundo da região e dele se esperar uma boa aplicação dos fundos comunitários do quadro 2020, para bem de Portugal e, particularmente, do distrito".

A possibilidade de financiamento para a construção de estradas foi esta semana posta de lado pela porta-voz da Comissão Europeia para a Política Regional. Shirin Wheeler garantiu que não haverá verbas no próximo Quadro Comunitário de Apoio para obras incluídas no conceito "Last Mile", destinado ao fecho de infraestruturas viárias apoiadas pelo atual QREN.

As verbas abrangidas nesse programa serviriam para terminar troços de estrada considerados fundamentais a nível local e esse enquadramento vinha sendo defendido pelo Governo português no Acordo de Parceria para a Estratégia 2020.

AYC (MSP) // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.