BCE está disponível para reagir rapidamente se for necessário apoiar actividade económica

| Economia
Porto Canal / Agências

Frankfurt, 03 abr (Lusa) - O presidente do Banco Central Europeu (BCE) reafirmou hoje o seu compromisso de agir rapidamente e de forma firme se for necessário apoiar, através da política monetária, a atividade económica da zona euro.

Na conferência de imprensa que se seguiu à reunião do Conselho de Governadores do BCE, onde o banco manteve as suas principais taxas de juro inalteradas, Mario Draghi, reafirmou que o banco irá monitorizar muito de perto os desenvolvimentos da atividade económica e que o BCE considerará "todos os instrumentos disponíveis".

"Estamos decididos na nossa determinação para manter um elevado grau de política acomodatícia e para agir rapidamente se necessário", sublinhou o líder do BCE, adiantando que não exclui aliviar ainda mais a política monetária e reafirmando que as taxas de juro se manterão ao atual nível ou a um nível inferior por um longo período de tempo.

O BCE decidiu hoje manter as taxas de juro diretoras inalteradas, depois de em novembro ter decidido cortar os juros das principais operações de refinanciamento para um mínimo histórico de 0,25%.

Além da taxa aplicável às principais operações de refinanciamento, na reunião de hoje, o Conselho de Governadores decidiu ainda manter em 0,75% a taxa da facilidade permanente de cedência de liquidez, através da qual empresta dinheiro aos bancos a um dia.

A facilidade permanente de depósito, que permite aos bancos fazer depósitos de muito curto prazo na instituição, manteve-se em 0%.

A decisão de hoje não surpreendeu os analistas contactados pela Lusa que na quarta-feira já antecipavam esta decisão.

VC // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.