BCE deverá manter taxa de juro principal inalterada nos 0,25%

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 02 abr (Lusa) - Os analistas contactados pela agência Lusa esperam que os governadores do Banco Central Europeu (BCE), que se reúnem na quarta-feira, mantenham a taxa de juro principal inalterada, nos 0,25%.

O BCE cortou, em novembro de 2013, os juros das principais operações de refinanciamento para um mínimo histórico de 0,25%, mantendo desde então essa taxa.

Filipe Garcia, presidente da Informação de Mercados Financeiros (IMF), considera que "não vai acontecer nada" e que "o BCE vai tentar, através de discurso, dar a entender que as taxas permanecerão baixas durante muito tempo, que as taxas poderão ser cortadas este ano, mas não já".

O analista antecipa que, "perante a pressão que está a ser exercida, o BCE poderá cortar taxas entre 10 a 15 pontos base, o que terá impacto na EONIA, mas será simbólico para a economia".

Em relação à possibilidade de serem tomadas medidas não convencionais, Filipe Garcia refere que "ainda não há consenso no BCE" para tomar medidas de suspensão de liquidez e que "talvez ainda não seja o momento" para criar instrumentos que assegurem que a liquidez dos bancos chegue às empresas.

Também Rui Bárbara, gestor de ativos do Banco Carregosa, prevê que "não vai acontecer nada de especial", antecipando que "as taxas de juro vão manter-se inalteradas" e que, "a verificar-se, qualquer corte seria simbólico".

O analista considera que, "apesar de a inflação estar em níveis preocupantemente baixos", o BCE vai "continuar a esperar para ver como vai evoluir a inflação nos próximos meses".

Relativamente à possibilidade de serem tomadas medidas não convencionais, Rui Bárbara afirma que "não é de esperar nada de bombástico ao estilo de 'quantitative easing'", acrescentando que, "a acontecer alguma coisa, será algo com pouco alcance e com pouco impacto".

Na mesma linha, Ramiro Loureiro, analista de mercados do Millennium investment banking, entende que é "praticamente certa" a manutenção da taxa de juro diretora no mínimo histórico de 0,25%, considerando, no entanto, que "o mercado quer conhecer os planos do BCE para ajudar a reavivar a economia".

Quanto à eventual reação dos mercados, Rui Bárbara diz que se vai tratar de "um 'non event' [não acontecimento]" e que, portanto, "não vai ter grande impacto no mercado".

Já Filipe Garcia, da IMF, entende que tudo depende do discurso de Mario Draghi, governador do BCE, no final da reunião de governadores: "Na maioria das vezes, o BCE não faz nada, só que as conferências de imprensa são sempre seguidas com muita atenção", afirmou.

ND // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Netflix aumenta faturação, lucros e número de assinantes no primeiro trimestre

A Netflix anunciou esta quinta-feira um aumento de assinantes em 9,3 milhões no primeiro trimestre de 2024, quando os analistas esperavam uma redução, elevando o total para cerca de 270 milhões.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.