Covid-19: Casa de saúde mental em Barcelos com 42 utentes e cinco colaboradoes infetados

| Norte
Porto Canal com Lusa

A Casa de Saúde S. José, em Barcelos, regista 47 casos de infeção com o novo coronavírus, dos quais 42 são utentes e cinco colaboradores, revelou esta sexta-feira a instituição.

Em comunicado, o Instituto S. João de Deus, a quem pertence a Casa de Saúde S. José, refere que os utentes infetados encontram-se isolados e estão todos sem sintomatologia.

"Estamos a agir em conformidade com as indicações das entidades competentes/autoridade de saúde", acrescenta.

A Casa de Saúde de S. José assiste 216 utentes com doença e deficiência mental e emprega 104 colaboradores.

Tendo sido detetados casos positivos de covid-19 entre os seus colaboradores, a instituição procedeu "de imediato" à testagem de toda a sua população, desde colaboradores a utentes e ainda prestadores de serviços.

O Instituto S. João de Deus sublinha que todos os seus estabelecimentos têm implementados planos de contingência, atualizados regular e dinamicamente, de acordo com as orientações da Direção-Geral da Saúde.

Esses planos de contingência, acrescenta, incluem zonas de isolamento "claramente definidas" e os profissionais de saúde "estão formados e informados sobre as precauções a tomar e os procedimentos a implementar".

Diz ainda que as famílias dos utentes que testaram positivo foram já todas contactadas e estão a par das medidas implementadas.

O Instituto S. João de Deus é uma instituição particular de solidariedade social (IPSS) da área da saúde de âmbito nacional, que presta cuidados em regime de internamento a cerca de 2.000 pessoas nos âmbitos da psiquiatria e saúde mental, cuidados continuados e cuidados paliativos.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou cerca de 269 mil mortos e infetou mais de 3,8 milhões de pessoas em 195 países e territórios.

Mais de 1,2 milhões de doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 1.114 pessoas das 27.268 confirmadas como infetadas, e há 2.422 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.