Parlamento pede ao Tribunal de Contas auditorias à Águas de Portugal e a despesa com benefícios fiscais

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 02 abr (Lusa) -- O Parlamento decidiu hoje pedir ao Tribunal de Contas para realizar uma auditoria à Águas de Portugal e à despesa do regime de benefícios fiscais em sede de IRC.

Além disso, os deputados da comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Administração Pública decidiram solicitar ao Governo auditorias internas à despesa decorrente do Complemento Solidário do Idoso e do Rendimento Social de Inserção, bem como ao Instituto Camões.

No caso dos benefícios fiscais, este assunto tem sido levantado pelo PCP, citando o parecer do Tribunal de Contas à Conta Geral do Estado de 2012, que refere uma omissão de mais de 1.000 milhões de euros em IRC por benefícios fiscais atribuídos a Sociedades Gestoras de Participações Sociais (SGPS).

De acordo com a Lei de Enquadramento Orçamental (LEO), os resultados das auditorias devem ser enviados à Assembleia da República no prazo de um ano, prorrogável até 18 meses, tendo o Governo 60 dias para responder às recomendações do Parlamento que incidirem sobre as auditorias em causa.

ND // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.