Iluminação pública com tecnologia de LED inteligente testada em Aveiro

| Norte
Porto Canal / Agências

Aveiro, 02 abr (Lusa) - Um sistema de iluminação pública inteligente, com lâmpadas LED que acendem apenas quando há movimento, permitindo poupar até 80%, está a ser testado em Aveiro, em Bordéus (França) e em Riga (Letónia).

Em Aveiro, disse hoje fonte universitária, o sistema está a ser testado na ponte pedonal do Crasto, no Campus da Universidade de Aveiro, onde foi instalado um sistema de iluminação progressiva, sensível à passagem dos utilizadores.

A solução, "energeticamente eficiente" está a ser testada em cenários reais do "dia-a-dia" e validada durante um ano em três instalações pilotos, cada uma com 30 a 50 luminárias em rede. Além da ponte do Crasto, em Aveiro, está também em teste a iluminação de uma rua citadina de Bordéus, em França, e uma área na Universidade Técnica de Riga, na Letónia.

Os testes estão a ser feitos no âmbito do projeto "LITES" que reúne um consórcio de quatro parceiros académicos: Universidades de Aveiro (Portugal), Técnica de Riga (Letónia), Toulouse (França) e Politécnico de Torino (Itália).

O consórcio é ainda participado pelo município de Bordéus e por um parceiro industrial do setor da iluminação, a ThornLighting, empresa subsidiária do grupo Zumtobel.

A solução proposta apresenta um sistema de iluminação pública inteligente recorrendo a dispositivos de estado sólido, nomeadamente Díodos Emissores de Luz (LED, do inglês "Light Emitting Diode"), de forma a reduzir o consumo energético.

A inovação do projeto inteligente é o controlo integrado do escurecimento da luz para garantir uma queda significativa do consumo de energia, respeitando integralmente as normas europeias de segurança que regem a categoria dos locais públicos a iluminar.

O elemento central da solução reside no escurecimento ativo e dinâmico da luz em função das condições ambiente, através de um conjunto de sensores embutidos que mede luz ambiente, temperatura, corrente e deteta movimento.

Os dados de saída dos sensores são processados pela inteligência integrada permitindo uma melhor regulação dos níveis de luz.

MSO // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã. 

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Paços de Ferreira investe 750 mil euros na requalificação da antiga EN207

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai requalificar a antiga Estrada Nacional 207 (EN 207), no âmbito de uma empreitada estimada em cerca de 750 mil euros, segundo a autarquia local.