Info

Iluminação pública com tecnologia de LED inteligente testada em Aveiro

| Norte
Fonte: Agência Lusa

Aveiro, 02 abr (Lusa) - Um sistema de iluminação pública inteligente, com lâmpadas LED que acendem apenas quando há movimento, permitindo poupar até 80%, está a ser testado em Aveiro, em Bordéus (França) e em Riga (Letónia).

Em Aveiro, disse hoje fonte universitária, o sistema está a ser testado na ponte pedonal do Crasto, no Campus da Universidade de Aveiro, onde foi instalado um sistema de iluminação progressiva, sensível à passagem dos utilizadores.

A solução, "energeticamente eficiente" está a ser testada em cenários reais do "dia-a-dia" e validada durante um ano em três instalações pilotos, cada uma com 30 a 50 luminárias em rede. Além da ponte do Crasto, em Aveiro, está também em teste a iluminação de uma rua citadina de Bordéus, em França, e uma área na Universidade Técnica de Riga, na Letónia.

Os testes estão a ser feitos no âmbito do projeto "LITES" que reúne um consórcio de quatro parceiros académicos: Universidades de Aveiro (Portugal), Técnica de Riga (Letónia), Toulouse (França) e Politécnico de Torino (Itália).

O consórcio é ainda participado pelo município de Bordéus e por um parceiro industrial do setor da iluminação, a ThornLighting, empresa subsidiária do grupo Zumtobel.

A solução proposta apresenta um sistema de iluminação pública inteligente recorrendo a dispositivos de estado sólido, nomeadamente Díodos Emissores de Luz (LED, do inglês "Light Emitting Diode"), de forma a reduzir o consumo energético.

A inovação do projeto inteligente é o controlo integrado do escurecimento da luz para garantir uma queda significativa do consumo de energia, respeitando integralmente as normas europeias de segurança que regem a categoria dos locais públicos a iluminar.

O elemento central da solução reside no escurecimento ativo e dinâmico da luz em função das condições ambiente, através de um conjunto de sensores embutidos que mede luz ambiente, temperatura, corrente e deteta movimento.

Os dados de saída dos sensores são processados pela inteligência integrada permitindo uma melhor regulação dos níveis de luz.

MSO // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

DECO explica que passageiros que são reencaminhados do Alfa Pendular para um comboio urbano podem pedir indemnização

Quem viaja de Alfa Pendular entre Lisboa e Braga tem que mudar para um comboio urbano na estação de Campanhã, no Porto. A situação arrasta-se há vários meses e causa indignação nos passageiros sendo que muitos não conseguem mudar de comboio a tempo de prosseguir viagem. A DECO explicou ao Porto Canal quais as opções que as pessoas em causa têm para contestar este serviço.

Acidente com trator provoca um morto na Póvoa de Lanhoso

Um homem morreu este sábado na sequência de um acidente com um trator na localidade de Sobradelo da Goma, concelho da Póvoa de Lanhoso, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Braga.

O que mudou na cidade do Porto com a construção do Estádio do Dragão?

A cidade do Porto mudou muito depois da construção do Estádio do Dragão. O estádio faz a ponte com a zona oriental da 'invicta' e criou novas acessibilidades.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.