'Swap' do Santander com perdas potenciais de 1.228 ME no final de Fevereiro

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 02 abr (Lusa) -- O presidente do IGCP afirmou hoje, no Parlamento, que os contratos 'swap' com o banco Santander e quatro empresas públicas de transportes apresentavam, no final de fevereiro, perdas potenciais de 1.228 milhões de euros.

Citando a última avaliação aos contratos 'swap' entre o Santander e as quatro empresas públicas em causa, que data do final de fevereiro, João Moreira Rato explicou que "os 'swaps' apresentavam valores negativos de 600 milhões na Metro de Lisboa, 483 milhões na Metro do Porto, 101 milhões na STCP e 44 milhões na Carris".

O deputado do PCP Paulo Sá interrogou, na Comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Administração Pública, o presidente do IGCP -- Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública sobre esta matéria, questões às quais este não respondeu em detalhe, uma vez que o processo está em tribunal.

"Os 'swaps' com o Santander não estão a ser seguidos pelo IGCP, porque estão em litigação. O IGCP desempenhou um papel de negociação do fecho das transações, mas não é responsável nem está a seguir questões de litigação", afirmou João Moreira Rato.

O responsável do IGCP disse, no entanto, que está a dar "todo o apoio técnico necessário a quem conduz o processo" e que está a "seguir atentamente como evolui o montante destas ações e o risco associado".

A polémica dos 'swap', que tornou conhecido este jargão financeiro, estalou em 2013 e tornou-se uma guerra política, que levou à saída de três secretários de Estado e a polémicas que envolveram a atual ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, por alegadas contradições no seu discurso. Quatro gestores públicos também foram afastados dos seus cargos por terem contratado 'swap'.

O Santander foi o único banco que não chegou a acordo com o Governo para fechar antecipadamente os contratos 'swap', estando o processo ainda em tribunal. Uma auditoria do IGCP concluiu que os contratos do Santander eram os mais problemáticos.

ND (IM) // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.