Coimbra defende no sábado a candidatura aos Jogos Universitários de 2018

| Desporto
Porto Canal / Agências

Coimbra, 02 abr (Lusa) - A Associação Académica de Coimbra, Câmara Municipal e Universidade de Coimbra, líderes da comissão organizadora, defendem no sábado, em Denizli, na Turquia, a candidatura da cidade aos Jogos Universitários de 2018.

A Associação Académica de Coimbra (AAC) parte hoje para a Turquia, "otimista" de que a cidade irá receber os Jogos Universitários Europeus de 2018 (Jogos EUSA), disse Ricardo Morgado, presidente da AAC.

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC), a AAC e a Universidade de Coimbra apresentaram, em 2013, a candidatura da cidade aos Jogos EUSA 2018, sendo que Coimbra já se tinha candidato aos Jogos Universitários de 2016. Contudo, perdeu então a organização do evento para a capital da Croácia, Zagreb.

Este ano, a apresentação do vencedor da candidatura aos Jogos EUSA irá estar integrada na assembleia anual da Associação Europeia de Desporto Universitário, permitindo "um trabalho de campanha junto dos membros da associação até sábado", explicou Ricardo Morgado.

Coimbra concorre com a cidade finlandesa de Tampere à organização dos Jogos EUSA 2018: as duas candidaturas realizam uma apresentação, às 18:00 de sábado, aos membros da associação, sendo revelado o vencedor no decorrer da gala da assembleia anual, que se inicia às 20:00.

"Os últimos dias são de algum stresse, mas também de muita confiança e de muito trabalho", referiu o presidente da AAC, salientando que "está perto a concretização de uma oportunidade para que Coimbra, em quatro anos, consiga tornar a cidade mais jovem e mais atrativa".

No sábado, vão estar presentes na Turquia Manuel Machado, presidente da CMC, e João Gabriel Silva, reitor da Universidade de Coimbra, representando as outras duas instituições da cidade líderes da comissão da candidatura portuguesa.

A comitiva é ainda composta pelo secretário de Estado do Desporto e da Juventude, Emídio Guerreiro, a presidente da Federação Académica de Desporto Universitário, Filipa Godinho, e o seu secretário-geral, Manuel Veloso.

A edição de 2018 será a quarta edição dos Jogos EUSA, que se realizaram em Córdova, Espanha, em 2012, e terão lugar na cidade holandesa de Roterdão, em 2014, e em Zagreb, em 2016.

A candidatura reúne as nove modalidades previstas no programa dos EUSA (andebol, badminton, basquetebol, futebol, futebol de 7, futsal, ténis, ténis de mesa e voleibol), quatro modalidades opcionais (judo, remo, râguebi e voleibol de praia) e quatro demonstrativas (natação, triatlo, ginástica e atletismo).

O evento envolve mais de 3.000 atletas universitários de toda a Europa.

JYGA // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: Já é amor. Crónica de jogo

FC Porto venceu o Vitória SC (3-1) e vai disputar a terceira final da Taça seguida, a quinta em seis anos.

Francisco Conceição: “Para representar este símbolo é preciso dar a vida”

Jogadores portistas enalteceram a justiça do triunfo frente ao Vitória de Guimarães (3-1).

Pepê: “Conseguimos fazer um grande jogo e, mais importante, ir à final” da Taça

O avançado do FC Porto, Pepê, que fechou o marcador no encontro frente ao Vitória de Guimarães, aponta que os Dragões conseguiram “fazer um grande jogo e, mais importante, ir à final”, em declarações ao Porto Canal.