Jornalistas na Venezuela denunciam pressão da polícia para revelarem fontes

| Mundo
Porto Canal / Agências

Caracas, 2 abr (Lusa) - O Sindicato Nacional de Trabalhadores da Imprensa (SNTP) da Venezuela denunciou hoje que organismos policiais venezuelanos estão a submeter jornalistas a intensos interrogatórios como medida de pressão para que divulguem as fontes das suas notícias.

"O segredo profissional é um direito e responsabilidade do jornalista. Nenhum jornalista está obrigado a revelar a fonte informativa dos factos que tenha tido conhecimento no exercício da profissão", disse o secretário-geral daquele organismo.

Segundo Marco Ruiz pelo menos quatro jornalistas foram submetidos a interrogatórios sobre informações publicadas nos jornais onde trabalham ou nas suas contas pessoais do Twitter.

"Que tipo de citação, como testemunha, é essa, em que os funcionários (policiais) chegam à redação de um jornal e levam os jornalistas?", questionou aquele responsável em alusão ao caso, na segunda-feira, de Daniel Murolo e Ronaldo Gil, do diário La Región, de Los Teques (sul de Caracas).

Segundo aquele responsável, os jornalistas foram interrogados durante mais de quatro horas, com a objetivo de revelarem as fontes de onde obtiveram dados sobre o homicídio de Adriana Urquiola, uma intérprete de linguagem gestual do canal de televisão Venevisión.

Denunciou que também uma outra jornalista, Altagracia Anzola, foi submetida a interrogatório pelo mesmo caso e que Deivis Ramirez foi citado e interrogado por funcionários do Corpo de Investigações Científicas, Penais e Criminalísticas, por ter divulgado informação sobre atos violentos ocorridos recentemente em Los Ruices, no oeste de Caracas.

Para o SNTP, as atuações policiais "procuram impor censura nos meios de comunicação e gerar inibição nos trabalhadores no momento de publicar informações sobre factos de interesse público, pela possibilidade de serem submetidos a interrogatórios, ou, inclusivamente, a procedimentos judiciais".

FPG // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.