Ucrânia: Congresso aprova plano de ajuda a Kiev e sanções à Rússia

| Mundo
Porto Canal / Agências

Washington, 02 abr (Lusa) -- O Congresso dos EUA aprovou na terça-feira, após semanas de intensas discussões, um plano de ajuda à Ucrânia e sanções contra a Federação Russa, em represália pela anexação da Crimeia.

O plano de ajuda, que prevê a garantia de empréstimos a Kiev no montante de mil milhões de dólares (725 milhões de euros), foi aprovado por grande maioria (378 contra 34) na Câmara dos Representantes.

O texto, que tinha sido aprovado na última semana pelo Senado, tem agora de ser promulgado pelo Presidente Barack Obama.

A aprovação foi saudada por Obama, que, através do seu porta-voz, Jay Carney, afirmou que o texto vai permitir que a Ucrânia dê "passos essenciais para restaurar a estabilidade económica e regressar ao crescimento e à prosperidade".

Carney acrescentou que o Governo de Obama também "apoia a autoridade para aplicar sanções dirigidas de forma a impor custos a indivíduos e entidades que são responsáveis pelos atos de violência contra o povo ucraniano ou que estão a minar a paz, a estabilidade, a soberania ou a integridade territorial da Ucrânia".

RN // HB

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.