Alerta de 'tsunami' estendido ao Peru e Equador após forte sismo no Chile

| Mundo
Porto Canal / Agências

Santiago do Chile, 02 abr (Lusa) -- O aviso de 'tsunami' acionado no Chile, após um forte sismo de magnitude 8 na escala de Richter sentido na noite de terça-feira na sua costa norte, foi estendido ao Peru e Equador, informaram as autoridades.

O abalo, registado às 20:46 locais (00:46 de quarta-feira em Lisboa) e que teve o seu epicentro a 83 quilómetros a noroeste da cidade de Iquique, na costa norte do país, foi localizado a dez quilómetros de profundidade, de acordo com o Instituto Geológico do Estados Unidos.

O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico emitiu um alerta, tal como as autoridades chilenas e as suas congéneres do Equador e Peru.

A mesma entidade, com sede no Havai, colocou ainda sob "vigilância" três países: Colômbia, Panamá e Costa Rica.

Até ao momento, não foram divulgadas informações sobre vítimas ou danos materiais.

"Todos ao longo da nossa costa devem estar alerta e prontos", disse o Presidente do Equador, Rafael Correa, através do Twitter.

O Chile é um dos países com maior atividade sísmica do mundo.

Em fevereiro de 2010, o centro e o sul do Chile foram atingidos por um potente abalo de 8,8 seguido de um tsunami que devastou dezenas de cidades, o qual deixou mais de 500 mortos e danos na ordem dos 30 mil milhões de dólares.

Esta zona costeira tem sido atingida por inúmeros sismos nos últimos dias. No domingo, foi registado um sismo com uma magnitude de 6, o qual foi seguido de pelo menos duas réplicas moderadas, indicou o Instituto Geológico dos Estados Unidos, que monitoriza a atividade sísmica mundial.

DM // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Cavalos à solta causam o caos em Londres e provocam quatro feridos

Quatro pessoas ficaram feridas depois de vários cavalos do exército britânico em fuga terem corrido descontroladamente pelo centro de Londres, confirmou a Polícia Metropolitana.

Investigadora portuguesa trabalha na criação de uma proteína para travar a malária

A microbióloga portuguesa Maria Rebelo está a trabalhar na produção de uma proteína que bloqueie o acesso de ligação do parasita que causa a malária à célula do hospedeiro e assim ajudar a travar a doença.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.