Covid-19: Marcelo recebeu telefonema de João Lourenço a felicitar atuação de Portugal

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 27 abr 2020 (Lusa) - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, divulgou hoje ter recebido um telefonema do seu homólogo angolano, João Lourenço, a felicitar a atuação das autoridades portuguesas no combate à propagação da covid-19.

"O Presidente João Lourenço telefonou ao Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, para o felicitar e ao Governo português, pela forma como tem sido gerida a pandemia de covid-19 e como o povo português tem respeitado as orientações de precaução e confinamento, expressando a sua solidariedade", lê-se numa nota divulgada no portal da Presidência da República na Internet.

Na mesma nota hoje divulgada pelo chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, é referido que, "tal como o Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, o Presidente da República de Angola já tinha enviado no sábado uma mensagem de saudação pela comemoração do 25 de Abril".

Face à pandemia de covid-19, o Presidente da República decretou o estado de emergência, ouvido o Governo e com autorização do parlamento, que vigora em Portugal desde 19 de março e foi depois renovado duas vezes, até 02 de maio.

A pandemia de covid-19 atingiu em 193 países e territórios, registando-se mais de 204 mil mortos e mais de 2,9 milhões de pessoas infetadas a nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP.

Em Portugal, morreram 903 pessoas num total de 23.864 confirmadas como infetadas, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

A doença é provocada por um novo coronavírus detetado no final de dezembro em Wuhan, uma cidade do centro da China.

IEL // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

Chega, BE e PCP contra direção executiva do SNS. PS e Livre querem explicações

Chega, BE e PCP manifestaram-se esta quarta-feira contra a existência da direção executiva do SNS, com a IL a defender que não deve ser extinta, enquanto PS e Livre pediram mais explicações ao Governo.