Exames: FNE aponta para adesão à greve acima dos 80%

| País
Porto Canal / Agências

Redação, 17 jun (Lusa) -- A Federação Nacional da Educação (FNE) aponta para uma adesão à greve "acima dos 80 por cento", valores que vão ao encontro dos 90% de adesão que a Fenprof apontou hoje de manhã.

"Acima dos 80%. Vai ao encontro dos números da Fenprof", disse à Lusa Fátima Martins, da FNE.

O secretário-geral da FNE, João Dias da Silva, que esteve hoje a visitar a Escola Alexandre Herculano no Porto, questionou a legalidade da convocatória feita aos professores.

"O ministério fez uma convocatória que nós não sabemos se tem total legalidade e alguns dos professores que foram convocados dentro deste grupo total, disponibilizaram-se para substituir os colegas que estão a fazer greve e que impediriam a realização destes exames", afirmou.

João Dias da Silva exigiu também a marcação de uma nova data para os alunos que não fizeram este exame.

"Isto é irrenunciável da parte do Ministério da Educação", asseverou.

Em declarações aos jornalistas, o secretário-geral da FNE disse que que preferia que a percentagem fosse de 100 por cento e que todos os professores estivessem em greve.

"Achamos que há razões muito fortes para fazer greve, que esta greve se justifica, tem todas as razões para que ocorra, e vamos agora fazer o balanço e a leitura sindical", disse.

O secretário-geral da FNE lembrou que existe uma grande preocupação para que haja "um equilíbrio entre as diferentes provas que são postas à disposição dos alunos".

"Já sabemos todos que desde sempre, na primeira e segunda fases, havia provas que, na comparação, umas eram mais fáceis, outras mais difíceis. (...) Isto existe todos os anos (...). Aquilo que acontece, é que desta vez o Ministério da Educação vai ter de usar a terceira prova, que é sempre também elaborada por questões de segurança", alertou o responsável da FNE.

A FNE lembrou que a greve não foi feita de propósito para ser nesta altura.

"A greve é neste momento, porque foi nesta altura que o Governo apresentou propostas que são muito más e que têm a ver com um desprestígio da profissão e dos profissionais".

CCM/ACYZ// CC

Lusa/Fim

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).