Porto de Leixões bate recordes de movimento de mercadorias e de navios em abril

Porto de Leixões bate recordes de movimento de mercadorias e de navios em abril
| Norte
Porto Canal

O Porto de Leixões anunciou hoje ter alcançado em abril um novo máximo histórico mensal no movimento de mercadorias, com mais de 1,7 milhões de toneladas movimentadas, mais 30% do que no mesmo mês de 2012.Em comunicado, a Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL) adianta que "este valor supera em 105 mil toneladas o anterior recorde histórico, que tinha sido registado no mês de março de 2011".

Em abril passado, também o movimento mensal de navios registou "o valor mais alto de sempre", atingindo 2,9 milhões de toneladas GT [arqueação bruta], em resultado do crescimento da capacidade dos navios que aportam Leixões.

Em termos acumulados, o Porto de Leixões movimentou desde o início do ano 5,9 milhões de toneladas de mercadorias, mais 7% do que no período homólogo de 2012.

A APDL destaca os aumentos registados "em praticamente todos os segmentos de carga": carga geral fracionada (mais 30%), carga contentorizada (mais 5%), granéis líquidos (mais 9%) e 'roll-on/roll-off' (mais 116%).

Já o movimento de contentores em Leixões "continua com uma dinâmica de crescimento", tendo atingido nos primeiros quatro meses do ano 192 mil TEU's ('Twenty-foot Equivalent Unit', a medida standard internacional equivalente a um contentor de 20 pés), mais 6% do que no ano passado.

Até abril, as exportações por Leixões registaram um aumento de quase 13% face a igual período de 2012, com uma movimentação de cerca de 1,9 milhões de toneladas de mercadorias.

Este crescimento resulta sobretudo das exportações para a Argélia (mais 150%), Marrocos (mais 61%), EUA (mais 45%), Reino Unido (mais 44%) e França (mais 39%), enquanto entre as mercadorias exportadas se destacam os produtos refinados diversos (mais 38%), o ferro e aço (mais 15%), os produtos aromáticos (mais 12%), as bebidas (mais 21%), o papel e cartão (mais 8,5%), as máquinas e aparelhos (mais 12%) e os produtos químicos (mais 163%).

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.