Recente estudo japonês sobre células estaminais continha partes "fraudulentas"

| Mundo
Porto Canal / Agências

Tóquio, 01 abr (Lusa) - O Instituto Investigação Riken, do Japão, reconheceu hoje que o mais recente e revolucionário estudo sobre células estaminais liderado por uma investigadora do centro e publicado pela revista Nature continha partes "fraudulentas".

O estudo, publicado em janeiro em dois artigos, demonstrava um método muito simples para reprogramar células adultas (emergindo-as num ácido ou aplicando pressão nas suas membranas) e obter assim células-mãe com capacidade para se transformarem em qualquer tecido.

Apesar de a descoberta simplificar muito o processo para obtenção destas células - que constituem o futuro da medicina regenerativa - muitos investigadores começaram a denunciar, depois da publicação do artigo a utilização de imagens duplicadas para documentar artigos e a incapacidade de replicar os resultados do estudo.

O painel incumbido de investigar as alegações anunciou hoje, em conferência de imprensa, que dois conjuntos de imagens utilizados nos artigos científicos foram ou manipulados ou modificados pela pessoa que liderou o estudo, Haruko Obokata.

Contudo, o mesmo painel recusou pronunciar-se sobre se estas células, denominadas de STAP (células de pluripotência induzida por estímulos, na sigla em inglês), realmente existem.

O mesmo painel apurou ainda os outros três coautores do estudo não cometeram qualquer fraude, apesar de ter salientado que a sua responsabilidade no caso é "grave", por não terem verificado a validade do material apresentado nos artigos.

JCS // DM

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.