Zona urbana de Esposende com investimentos avaliados em 6,68 ME

| Norte
Porto Canal / Agências

Esposende, 17 jun (Lusa) -- O novo quartel da GNR foi um dos equipamentos construídos na zona urbana de Esposende ao abrigo do "Urbi", um projeto que levou àquela cidade investimentos avaliados em 6,68 milhões de euros, informou hoje fonte municipal.

Segundo a fonte, foram concretizadas 11 intervenções, nas freguesias de Esposende e Marinhas, destacando-se ainda a requalificação da zona central da cidade, a requalificação dos bairros da Sozende, Visconda e Mangalaça e a requalificação do bairro social de Esposende.

A reabilitação da Casa das Marinhas, o Museu Marítimo e a requalificação da Igreja da Misericórdia foram outras das intervenções.

O investimento teve uma comparticipação de fundos comunitários na ordem dos 85%, através do Programa Operacional da Região Norte.

Em relação ao novo quartel da GNR, o equipamento está pronto mas aquela força ainda não se transferiu para lá.

A data da inauguração ainda não está marcada.

Significou um investimento de um milhão de euros e está a ser construído num terreno propriedade municipal, localizado junto à Central de Camionagem, na zona nascente da cidade.

A sua designação oficial é Centro de Segurança Pública.

A Casa-Museu das Marinhas, com uma exposição alusiva ao arquiteto Viana de Lima, foi inaugurada no último fim de semana, após obras de recuperação.

Concebida a partir de um velho moinho, aquela casa está classificada como Monumento de Interesse Público, passando a estar aberta a visitas.

VCP // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.