Superávit comercial da Coreia do Sul ascende a 3.000 ME em Março

| Mundo
Porto Canal / Agências

Seul, 01 abr (Lusa) - A Coreia do Sul acumulou, em março, um superávit comercial de 4.190 milhões de dólares (3.042 milhões de euros), reflexo de um forte aumento das exportações para os EUA e outras grandes economias, informou hoje o Ministério do Comércio, Indústria e Energia de Seul.

O valor supera, em muito, os 3.330 milhões de dólares (2.418 milhões de euros) registados no mesmo mês do ano passado.

As exportações sul-coreanas cifraram-se, em março, em 49.760 milhões de dólares (36.130 milhões de euros), mais 5,2% face ao período homólogo do ano passado, o valor mais elevado registado no país até ao momento, segundo os dados publicados hoje.

As importações, por seu lado, cresceram 3,6% em termos anuais para 45.570 milhões de dólares (33.090 milhões de euros).

O aumento das exportações ficou a dever-se à crescente procura por parte das economias mais desenvolvidas, "não obstante uma série de fatores externos negativos, como a preocupação relacionada com a aparente desaceleração do crescimento económico da China", indicou em comunicado o ministério sul-coreano.

As vendas de produtos sul-coreanos aos Estados Unidos aumentaram 17% em março, em termos anuais, enquanto as exportações para os países membros da União Europeia subiram 15,2%.

As vendas à China - principal parceiro comercial da Coreia do Sul - subiram 5,4%.

Em termos de produtos, as exportações de dispositivos móveis de comunicação, como os 'smartphones', "dispararam", ao crescer 32,1% em termos anuais, destacando-se ainda as vendas ao exterior de automóveis, as quais registaram um acréscimo anual de 15,9%, seguidas das de semicondutores (14%).

Por outro lado, as vendas de produtos derivados do petróleo e petroquímicos caíram 3,5 e 5%, respetivamente, face a março de 2013.

As exportações são o pilar da economia da Coreia do Sul, dado que representam aproximadamente metade do seu Produto Interno Bruto.

DM // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.