Covid-19: SEF continua diligências para localizar cinco migrantes que viviam em hostel de Lisboa

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 24 abr 2020 (Lusa) -- O SEF continua a efetuar diligências para localizar os cinco migrantes alojados num hostel em Lisboa e onde foram detetados 136 casos de infeção de covid-19, disse hoje à Lusa fonte daquele serviço de segurança.

A mesma fonte adiantou que um sexto migrante, que também esteve alojado naquele hostel da rua Morais Soares, em Lisboa, foi localizada pelas autoridades do Reino Unido, para onde fugiu a partir de Portugal.

A fonte do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras precisou que este migrante localizado no Reino Unido tinha saído de Portugal antes de ser detetado o caso de covi-19 no hostel.

O hostel Aykibom, localizado na rua Morais Soares, na freguesia de Arroios, foi evacuado no domingo devido a um caso positivo da doença, somando-se a este caso mais de uma centena depois de terem sido feitos testes à covid-19 a todos os residentes e funcionários daquela unidade.

No entanto e quando foram realizados, também no domingo, os testes à covid-19 a todos os requerentes de proteção internacional alojados no hostel, não estavam presentes 25 desses imigrantes.

A pedido das autoridades sanitárias, o SEF realizou várias averiguações e na quarta-feira anunciou que tinha detetado 19 dos 25 cidadãos estrangeiros.

Dos seis desaparecidos, um foi localizado no Reino Unido e o Serviço de Estrangeiro e Fronteiras julga que um outro migrante também se encontre naquele país.

A fonte do SEF disse ainda à Lusa que é urgente a localização dos cinco migrantes para serem entregues à autoridades de saúde, devendo estar para breve as conclusões das diligências que estão a ser efetuadas.

Os 171 migrantes que estavam hospedados neste hostel foram transportados para a Base Aérea da Ota, em Alenquer. Destes requerentes de asilo, 136 testaram positivo à presença do novo coronavírus (SARS-CoV-2), sete com resultados inconclusivos e 26 com testes negativos.

Num comunicado divulgado na quarta-feira, o Conselho Português para os Refugiados (CPR), entidade responsável pelo acolhimento,referiu que não tinha perdido o rasto aos migrantes desaparecidos e que tinham sido localizados 19, sem nunca mencionar que estavam desaparecidos seis requerentes de proteção internacional.

Segundo o CPR, as listagens de acolhimento são atualizadas regularmente e qualquer requerente de proteção internacional tem liberdade de circulação em Portugal, não estando "obrigados a permanecer sempre no mesmo município" e devem manter "o SEF informado acerca do seu paradeiro, nos termos da Lei do Asilo".

O CPR salienta também que, nos termos desta legislação, os requerentes de proteção internacional estão, durante todo o procedimento, em situação regular em Portugal.

Em Portugal, morreram 820 pessoas das 22.353 confirmadas como infetadas, e há 1.143 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

A pandemia de covid-19 já ultrapassou os 2,7 milhões de infetados e matou quase 200 mil pessoas em todo o mundo desde que surgiu em dezembro na China, segundo o balanço feito hoje pela AFP.

CMP // HB

Lusa/fIm

+ notícias: País

Prazo para candidaturas de educadores e professores estendido até quinta-feira

O Ministério da Educação decidiu estender até quinta-feira o prazo para a submissão de candidaturas aos concursos para colocação de educadores de infância e professores dos ensinos básico e secundário das escolas públicas.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.