Mota-Engil prepara descentralização do processo de decisão

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 31 mar (Lusa) -- A Mota-Engil prepara a descentralização do processo de decisão, refletindo a crescente internacionalização do grupo, o que pode significar ter membros da comissão executiva em África ou na América Latina.

"Vamos ter que praticar uma maior descentralização no processo decisório da própria empresa", afirmou hoje o presidente da Mota-Engil, Gonçalo Moura Martins, na conferência de imprensa de divulgação dos resultados relativos a 2013.

De acordo com o responsável, o grupo "vai continuar com a sua sede e estrutura dirigente em Portugal", mas "a organização tem que ser diferente de quando 60% ou 70% da faturação era em Portugal".

"Possivelmente um dia destes vamos ter membros da comissão executiva do grupo no exterior. Em África ou na América Latina, porque só se estivéssemos muito distraídos é que não íamos adaptar a organização que temos à realidade", acrescentou.

Hoje, o mercado português é o quarto mais importante para o grupo, o que "muda a dinâmica, os 'input' e onde está concentrado o maior parque de máquinas".

África e América Latina foram os mercados que em 2013 tiveram um crescimento mais acelerado, de 38% e 36% respetivamente.

Em 2013, a África deu o maior contributo para o volume de negócio da Mota-Engil, representando mais de 1.000 milhões de euros, o que significa 44% de um total de 2.314 milhões de euros.

"África há de ser o principal mercado [da Mota-Engil] durante muito tempo", acrescentou.

Angola continua a ser o principal mercado de operação em África, representando cerca de 50% do volume de negócios naquele país.

JNM // ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Boas notícias para o crédito à habitação. Taxas Euribor com novas atualizações

Com as alterações desta terça-feira, a Euribor a três meses, que recuou para 3,882%, permanece acima da taxa a seis meses (3,844%) e da taxa a 12 meses (3,718%).

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.