Covid-19: Detidas 41 pessoas no terceiro período do estado de emergência

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 22 abr 2020 (Lusa) -- A PSP e a GNR detiveram até hoje 41 pessoas pelo crime de desobediência e encerraram 63 estabelecimentos comerciais no âmbito do terceiro período do estado de emergência devido à covid-19, indicou hoje o Ministério da Administração Interna (MAI).

Desde que foi decretado o estado de emergência, em 22 de março, as forças de segurança detiveram 333 pessoas e encerraram 2.203 estabelecimentos comerciais.

Em comunicado, o MAI precisa que, entre as 00:00 de 18 de abril e as 17:00 de hoje, foram detidas 41 pessoas por crime de desobediência, 17 das quais por desobediência à obrigação de confinamento obrigatório, 22 por desobediência ao dever geral de recolhimento domiciliário, uma por desobediência ao encerramento de instalações e estabelecimentos e outra por desobediência às regras de funcionamento na prestação de serviços.

O MAI refere que, durante o mesmo período, foram encerrados 63 estabelecimentos por incumprimento das normas estabelecidas.

Os dados divulgados pelo Ministério tutelado por Eduardo Cabrita dizem respeito ao terceiro período do estado de emergência decretado para combater a pandemia de covid-19, que começou no sábado e termina em 02 maio.

O MAI sublinha que a estes números hoje divulgados juntam-se as 108 detenções por crime de desobediência e o encerramento de 1.708 estabelecimentos comerciais durante o primeiro período do estado de emergência, de 22 de março a 02 de abril, e as 184 detenções e os 432 estabelecimentos encerrados no segundo período, que decorreu entre 03 e 17 de abril.

Durante o terceiro período do estado de emergência, a Guarda Nacional Republicana e a Polícia de Segurança Pública continuam a desenvolver uma "intensa atividade de sensibilização, vigilância e fiscalização junto da população".

O Ministério da Administração Interna insiste ainda no cumprimento rigoroso das medidas impostas pelo estado de emergência, "perante a imperiosa necessidade de todos contribuírem para conter o contágio da covid-19".

Em Portugal, morreram 785 pessoas das 21.982 registadas como infetadas, de acordo com os últimos dados da Direção-Geral da Saúde.

A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou cerca de 178 mil mortos e infetou mais de 2,5 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

CMP // ZO

Lusa/fim

+ notícias: País

EuroDreams. Sorteio sem totalistas mas 19 terceiros prémios 'aterram' em Portugal

Nenhum apostador conquistou o primeiro prémio do sorteio do EuroDreams desta segunda-feira, não havendo assim nenhum felizardo a levar para casa 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Eis a chave do EuroDreams desta segunda-feira

Já são conhecidos os números da sorte do sorteio EuroDreams desta segunda-feira. 

Depois da extinção do SEF, PSP deteve menos pessoas mas recusou mais entradas no controlo de fronteiras

Nos primeiros quatro meses de controlo de fronteiras aéreas desde a extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, a PSP controlou mais passageiros, deteve menos 132 pessoas e recusou a entrada a mais 188 do que em período homólogo.