Covid-19: Gaia vai distribuir 320 mil máscaras laváveis e reutilizáveis pela população

Covid-19: Gaia vai distribuir 320 mil máscaras laváveis e reutilizáveis pela população
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Câmara de Vila Nova de Gaia vai distribuir 320 mil máscaras reutilizáveis pela população, revelou hoje o presidente que espera que este gesto seja entendido como "um impulso para que cada um cuide da sua proteção individual".

"Com esta medida, o município dá um pontapé de saída e dá o exemplo, sensibilizando. O uso de máscaras, quando for permitido regressar a alguma normalidade, deverá entrar na rotina das pessoas e isto nos transportes públicos, em escolas, supermercados e outros locais", disse Eduardo Vítor Rodrigues.

O autarca, que falava aos jornalistas no final de uma reunião de câmara que decorreu esta tarde por videoconferência devido à pandemia de covid-19, adiantou que a distribuição será feita em 'kits' de duas através da caixa de correio.

"Se necessário for faremos ajustamentos de caso. São máscaras reutilizáveis e laváveis que servirão para dar um primeiro sinal, um impulso, fazer sensibilização", reiterou o presidente da Câmara.

Eduardo Vítor Rodrigues estima que o investimento rondará cerca de 600 mil euros.

A confeção está a ser feita por uma empresa de Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, que até aqui era especializada em material desportivo, mas que, contou o autarca, "soube reinventar-se".

"Não estão em 'lay-off', nem se quer parcial. Fizemos uma primeira encomenda de 20 mil máscaras que são duplas e com filtro suplementar", contou o autarca.

A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 165 mil mortos e infetou quase 2,5 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 537 mil doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 735 pessoas das 20.863 registadas como infetadas com covid-19, de acordo com a Direção-Geral da Saúde, cujo relatório diário aponta hoje 1.060 casos confirmados no concelho de Vila Nova de Gaia.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.