Covid-19: Quatro crianças de centro de acolhimento em Santo Tirso testam positivo

| Norte
Porto Canal com Lusa

Quatro crianças, com idades entre os 4 e os 10 anos, do Centro de Acolhimento Temporário Renascer, em Santo Tirso, acusaram positivo nos testes de despistagem da covid-19 e foram hoje transferidas para a Delegação da Cruz Vermelha local.

A Câmara de Santo Tirso, em articulação com a autoridade de saúde local, a Segurança Social, a Proteção Civil e a instituição, coordenou a transferência do centro gerido pela Associação de Solidariedade e Ação Social de Santo Tirso para o centro infantil, informou a autarquia em comunicado.

A decisão de retirar as quatro crianças do centro de acolhimento "foi hoje tomada pela autoridade de saúde local, em resposta aos rastreios positivos confirmados pelos testes realizados a todos os utentes e funcionários daquela estrutura residencial da ASAS", acrescenta a nota de imprensa.

Das 20 crianças atualmente institucionalizadas naquele centro, "quatro tiveram resultados positivos ao teste, 15 deram negativo e uma foi inconclusivo", acrescenta a comunicação da autarquia, que informa ainda que "também os 25 funcionários daquela estrutura foram rastreados, sendo que 23 deram negativo e dois esperam ainda o resultado do teste".

Os testes em causa foram realizados na sexta-feira, "tendo as quatros crianças sido transferidas para o Centro Infantil da Cruz Vermelha, uma estrutura que está temporariamente fechada", esclareceu o presidente da câmara, Alberto Costa, citado no documento.

Garantindo que o processo de transferência das crianças seguiu "as normas e recomendações da Direção-Geral da Saúde para situações de emergência", o autarca informou que "as crianças encontram-se bem" e que "irão ser acompanhadas diariamente pela autoridade de saúde e pela instituição".

Acrescenta a comunicação da autarquia que o Centro de Acolhimento Temporário Renascer ira "manter-se em funcionamento, por orientação da autoridade de saúde local, havendo apenas lugar à higienização daquela estrutura que acolhe crianças em situação de risco".

Portugal regista 687 mortos associados à covid-19 em 19.685 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde sobre a pandemia.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.