Covid-19: Feira com terceiro centro de testes em Mozelos apto a realizar 50 por dia

Covid-19: Feira com terceiro centro de testes em Mozelos apto a realizar 50 por dia
| País
Porto Canal com Lusa

Santa Maria da Feira tem a funcionar um terceiro centro de testes para rastreio de covid-19, anunciou esta sexta-feira a autarquia local, que instalou essa estrutura no centro de saúde de Mozelos, apto a realizar 50 testes diários.

Neste novo espaço nesse concelho do distrito de Aveiro a ficar exclusivamente dedicado à recolha de amostras biológicas para deteção da nova doença, os testes são encaminhados diretamente para o Hospital de Vila Nova de Gaia.

"Com o centro de testes do [espaço de congressos] Europarque, o outro que entra em funcionamento na próxima semana no Pavilhão de Fiães, este agora de Mozelos e ainda os exames que andamos a fazer com equipas móveis nos lares de idosos, a nossa capacidade interna passa a ser de mais de 400 testes por dia", declarou à Lusa o presidente da Câmara da Feira, Emídio Sousa.

A unidade de Mozelos era uma das que ficou temporariamente encerrada após a reconfiguração da rede de cuidados primários levada a cabo pelo Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Feira e Arouca no início da pandemia.

Entretanto, a Administração Regional de Saúde do Norte manifestou interesse em instalar novos centros de rastreio no território confinante com o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia e Espinho, dada a sua disponibilidade assegurar os respetivos resultados laboratoriais, e o ACES Feira Arouca respondeu ao apelo propondo a instalação da nova estrutura em Mozelos, no extremo norte do concelho.

Essa contextualização é do presidente da Junta de Freguesia de Mozelos, José Carlos Silva, que realça que o novo centro de testes, "por não envolver nenhum laboratório privado, só vai trabalhar com utentes do Serviço Nacional de Saúde, sem aceitar receita de privados".

A readaptação da unidade de saúde de Mozelos aos requisitos sanitários para recolha de amostras biológicas foi executada rapidamente, "no espaço de apenas um dia", e a estrutura funcionará agora de segunda a sexta-feira, no horário das 09:00 às 14:00.

José Carlos Silva informa que os interessados que disponham da devida prescrição pelo seu médico de família devem fazer a marcação do teste previamente, sendo que, após a recolha no horário combinado, o transporte das colheitas para o Hospital de Gaia será assegurado pelos Bombeiros Voluntários de Lourosa.

A Direção-Geral de Saúde atribuiu hoje ao concelho da Feira 311 infetados por covid-19 entre os seus mais de 139.300 habitantes. A 09 de abril, antes de a tutela dar instruções para que os delegados de saúde locais deixassem de disponibilizar às autarquias quaisquer dados sobre a evolução epidemiológica da doença, já a Câmara da Feira registava seis óbitos no território.

O novo coronavírus responsável pela presente pandemia de covid-19 foi detetado na China em dezembro de 2019 e já infetou mais de 2,1 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais quase 145.000 morreram. Ainda nesse universo de doentes, mais de 465.000 foram já dados como recuperados.

Em Portugal, onde os primeiros casos confirmados se registaram a 02 de março, o último balanço da DGS indicava 657 óbitos entre 19.022 infeções confirmadas. Entre esses doentes, 1.284 estão internados em hospitais, 519 já recuperaram e os restantes convalescem em casa ou noutras instituições.

A 17 de março, o Governo declarou o estado de calamidade pública no concelho de Ovar e, a 19 de março, o estado de emergência em todo o país, o que vigora até às 23:59 do dia 02 de maio.

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.