Covid-19: Instituto Superior Miguel Torga em Coimbra presta apoio psicológico à comunidade educativa

| País
Porto Canal com Lusa

Coimbra, 17 abr 2020 (Lusa) - O Instituto Superior Miguel Torga (ISMT), em Coimbra, disponibiliza uma linha de apoio psicológico gratuita para auxiliar toda a sua comunidade neste período de pandemia da covid-19, foi hoje anunciado.

"O objetivo deste serviço não é fazer um acompanhamento psicoterapêutico, mas sim prestar um apoio pontual a quem necessite de ajuda nesta situação, auxiliando com meios e estratégias para lidarem com o problema", refere a instituição privada de ensino superior, em comunicado enviado à agência Lusa.

Segundo Sónia Simões, coordenadora do Gabinete de Apoio Psicológico do ISMT, a linha funciona desde o início de abril e é dirigida a alunos, funcionários e professores para minimizar o impacto psicológico resultante da covid-19.

A pandemia "está a ter impacto em todas as pessoas e a comunidade do ISMT não está a ser exceção", salienta a docente, em declarações à Lusa.

"Pretendemos passar estratégias para lidar com a pandemia, de forma que mais à frente não existam impactos psicológicos", frisou.

Para Sónia Simões, esta é uma forma também de apoiar os alunos no seu equilíbrio emocional, "para que possam manter a qualidade de ensino".

A linha de apoio funciona durante a semana, através do Gabinete de Apoio Psicológico do ISMT, em colaboração com o Núcleo [interno] João dos Santos.

Para usufruir do serviço, os interessados devem enviar um 'email' (gapsi@ismt.pt) e, posteriormente, serão contactados para agendamento de sessão através de uma plataforma 'online'.

Para já, segundo Sónia Simões, os pedidos "não têm sido muito expressivos", embora a perspetiva seja de aumento com a publicitação da linha de apoio.

Na maior parte dos pedidos existentes, os alunos "têm mostrado dificuldade em gerir as suas rotinas e os níveis de ansiedade" relacionados com o processo educativo.

O ISMT é frequentado por 1.500 alunos e mais de uma centena de professores e funcionários.

AMV // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.

Presidente da República condecora o Movimento das Forças Armadas com a Ordem da Liberdade

O Presidente da República condecorou na quarta-feira o Movimento das Forças Armadas (MFA), a título póstumo, com o grau de membro honorário da Ordem da Liberdade durante um jantar comemorativo do 25 de Abril.