Portugal acolhe Mundiais de canoagem de pista e maratonas de 2018

| Desporto
Porto Canal / Agências

Lausana, Suíça, 30 mar (Lusa) -- Portugal vai organizar os Campeonatos do Mundo de canoagem de pista e maratonas em 2018, decidiu hoje a federação internacional (ICF), reunida em Lausana, Suíça.

Uma semana após a Associação Europeia de Canoagem (ECA) atribuir a Portugal os Europeus de maratona em 2017 (Vila Nova de Gaia), agora foi a vez da ICF premiar a federação com os Mundiais de pista (Montemor-o-Velho) e maratonas (Prado, Vila Verde) em 2018.

"É mais uma prova da atenção que a canoagem merece do país e dos seus responsáveis. Além dos excelentes resultados internacionais, ímpares no desporto português, também consegue trazer para o país as mais importantes provas a nível mundial", disse à agência Lusa Mário Santos, antigo presidente da federação, que participou na decisão do conselho executivo da ICF, composto por 25 elementos de todos os continentes.

Mário Santos revelou ainda que o país também ganhou Taças do Mundo de pista e maratonas para 2016.

"Todas estas provas são muito importantes para a sustentabilidade das parcerias e infraestruturas que temos, em especial o Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho, que merece maior atenção e cuidado da tutela", frisou.

Mário Santos acredita que as cinco provas internacionais que Portugal vai organizar até 2018 também "projetam a imagem de um país competente e audaz, capaz de organizar os dois maiores eventos internacionais da modalidade num mesmo ano, tal como em 2013, com os Europeus de pista e maratonas, separados por apenas uma semana".

Depois de ter organizado os Mundiais de maratonas em 2009, Portugal promoveu os Europeus sub-23 e júnior de pista em 2012, bem como os europeus absolutos de pista e maratonas em 2013, ano em que teve a responsabilidade do I Campeonato do Mundo de kayak de mar: em 2014, organiza o primeiro europeu desta disciplina. Do vasto lote de candidaturas que Portugal apresentou, apenas o Mundial de Ocean Racing 2015 não foi assegurado, sendo disputado no Tahiti.

Eventos agendados para Portugal:

2015 - Taça do Mundo de velocidade e Campeonato do Mundo de Juniores e Sub-23 de Velocidade (CAR Montemor-o-Velho).

2016 - Taça do Mundo de velocidade e Taça do Mundo de maratona.

2017 - Campeonato da Europa de maratona (Vila Nova de Gaia).

2018 - Campeonato do Mundo de velocidade (CAR Montemor-o-Velho).

2018 - Campeonato do Mundo de maratona (Vila de Prado).

RBA // NF

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

Museu do FC Porto "imortaliza" jogo de lendas entre 'Dragões' e Real Madrid

O FC Porto venceu, no passado sábado, o Real Madrid por uma bola a zero, num jogo das lendas disputado no Estádio Santiago Bernabéu, em Madrid. De forma a imortalizar o encontro entre alguns dos nomes mais incontornáveis da história dos dois emblemas, o museu do FC Porto tem em exibição uma camisola autografada de ambos os clubes pelos protagonistas que subiram ao relvado no fim de semana transato. 

Prestação portuguesa nos Jogos Mundiais da Trissomia elogiada pelo Presidente da República

O Presidente da República felicitou, esta quinta-feira, a missão portuguesa que participou nos Jogos Mundiais da Trissomia e que conquistou 42 medalhas, entre as quais 17 de ouro.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.