Covid-19: Hotéis e confeções ajudam a instalar 74 camas em Bragança

Covid-19: Hotéis e confeções ajudam a instalar 74 camas em Bragança
| Norte
Porto Canal com Lusa

O maior hotel de Bragança cedeu 74 camas para a instalação de uma enfermaria de acolhimento de doentes covid-19 no pavilhão municipal, que foi ainda equipada com outras ajudas particulares, divulgou esta quinta-feira, o município.

O espaço está pronto a ser utilizado e, além das instalações sanitárias e da climatização existentes no pavilhão municipal, é constituído por 14 enfermarias individuais, oito com seis camas, três com quatro, dois consultórios e uma área de triagem, segundo a Câmara de Bragança, promotora da iniciativa.

A autarquia contou a solidariedade local para equipar a enfermaria com 74 camas cedidas pelo Hotel São Lázaro, com as devidas distâncias de segurança, e com a roupa de cama necessária, como jogos de lençóis e almofadas produzidos propositadamente e a título gratuito pela empresa Piubelle.

O Hotel Classis e a Obra Social Padre Miguel (IPSS) contribuíram também com cobertores e edredons.

Esta solução pretende alargar a resposta local à pandemia, segundo o município, e serve de completo ao hospital de campanha instalado junto à unidade hospitalar de Bragança e que ainda não foi utilizado.

“Apesar de não ter sido construído para o efeito, o Pavilhão servirá de forma competente este nobre propósito, já que ali puderam ser instaladas, graças ao seu amplo espaço interior, várias enfermarias para isolamento de doentes”, segundo o presidente da Câmara, Hernâni Dias.

O autarca destaca a “grande solidariedade e capacidade de responder positivamente a esta missão” para mitigar os efeitos da pandemia por parte das empresas, particulares e instituições locais.

Para a instalação da enfermeira, o pavilhão municipal “foi coberto com uma tela própria para o efeito e toda a infraestrutura desinfetada, por forma a garantir as melhores condições de utilização”.

Junto ao pavilhão municipal está a aberto há alguns dias um Centro de Testes covid-19 a que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) ainda não recorreu por não ter esgotado a capacidade de resposta pública.

Se não for encaminhada pelo SNS, qualquer pessoa que pretenda fazer, por iniciativa própria, o teste da infeção do novo coronavírus neste centro de testes terá de pagar 115 se não for encaminhada pelo SNS.

A Câmara de Bragança tem contado com a solidariedade local para várias campanhas que tem lançado, nomeadamente a produção de máscaras que costureiras e alfaiates e outros particulares têm costurado e têm permitido a distribuição de mais de 10 mil máscaras por instituições do concelho.

O concelho de Bragança regista 88 casos de infeção confirmados pela Direção-Geral da Saúde.

De acordo com o relatório oficial, Portugal regista 629 mortos associados à covid-19 em 18.841 casos confirmados de infeção.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.