Brasil compra 'drone' para vigiar 12 estádios do Mundial

| Desporto
Porto Canal / Agências

São Paulo, Brasil, 29 mar (Lusa) -- A Força Aérea Brasileira adquiriu sexta-feira um avião não pilotado, conhecido como 'drone' , que será utilizado na vigilância dos 12 estádios onde vai ser disputado o Mundial de Futebol entre 12 de junho e 13 de julho.

O avião, modelo Hermes 900, pode voar a uma altitude até 9.000 metros, tem uma autonomia de 30 horas de voo e está equipado com uma dezena de câmaras de longo alcance, explicou o chefe da logística da Força Aérea, Ricardo Mangrich.

O Hermes 900, do fabricante israelita Elbit Systems, já é utilizado pelas forças aéreas do México, Colômbia e Chile e é mais eficaz no seu desempenho que o Hermes 450, modelo mais pequeno com quatro exemplares já a operar no Brasil desde 2011 em operações de combate ao tráfico de droga, mercadorias e pessoas nas regiões fronteiriças.

O contrato de aquisição, no valor equivalente a 5,81 milhões de euros, inclui suporte técnico para as 10 pessoas necessárias à operação do avião, garantias de peças do 'drone' que será controlado pelo esquadrão Horus, com sede em Santa Maria, cidade de Rio Grande do Sul, estado fronteiro com a Argentina e o Uruguai.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: Já é amor. Crónica de jogo

FC Porto venceu o Vitória SC (3-1) e vai disputar a terceira final da Taça seguida, a quinta em seis anos.

Francisco Conceição: “Para representar este símbolo é preciso dar a vida”

Jogadores portistas enalteceram a justiça do triunfo frente ao Vitória de Guimarães (3-1).

Pepê: “Conseguimos fazer um grande jogo e, mais importante, ir à final” da Taça

O avançado do FC Porto, Pepê, que fechou o marcador no encontro frente ao Vitória de Guimarães, aponta que os Dragões conseguiram “fazer um grande jogo e, mais importante, ir à final”, em declarações ao Porto Canal.