BE diz que desconhecimento do PR quanto a novos cortes é "propaganda à austeridade"

| Economia
Porto Canal / Agências

Santa Maria da Feira, 28 mar (Lusa) - A coordenadora do Bloco de Esquerda defendeu na sexta-feira à noite que as declarações do Presidente da República quanto ao desconhecimento de novos cortes para funcionários públicos e pensionistas integram "a onda de propaganda à austeridade permanente".

Num comício em Santa Maria da Feira, a propósito do 15.º aniversário do partido, Catarina Martins começou por recordar que Cavaco Silva é "o homem que tem apelado ao consenso para que a austeridade se mantenha, o homem que não sentiu necessidade de mandar o Orçamento do Estado de 2014 para o Tribunal Constitucional - nem sequer o retificativo - e o homem que não vetou os cortes nas pensões".

Em seguida, a dirigente do BE ironizou: "O mesmo Presidente da República que não que se preocupava com nada disto veio hoje dizer que não sabe nada de novos cortes. Ora se o Presidente não ouviu falar disso, estaremos todos sossegados, com certeza".

Em tom mais sério, Catarina Martins afirmou então que o que Cavaco Silva fez foi "um discurso para tentar fazer parte desta onda de propaganda de austeridade permanente, de consenso para a destruição de um país, de consenso para a humilhação de quem vive do seu trabalho e de quem trabalhou toda uma vida".

Referindo que as referências a "sinais positivos" constituem "um novo engano para tentar que as pessoas acreditem" que esta política "possa levar a mais algum lado que não seja só a destruição", a coordenadora do BE questionou: "Se houvesse sinais positivos andava Nuno Crato a cortar mais na Educação e Paulo Macedo a ver onde pode cortar mais na Saúde? Se houvesse sinais positivos estava meio milhão de crianças em Portugal sem abono de família?".

Para Catarina Martins, o Governo pretende apenas "fazer acreditar que há uma coisa acima de todas as outras e que essa são os mercados financeiros".

A coordenadora do Bloco de Esquerda afirmou que todo o resto está sujeito a ajustamentos, pelo que haverá que aceitar que a dívida pública não se restruture e que as decisões quanto ao rumo do país sejam tomadas apenas pelo Banco Central Europeu ou pela Comissão Europeia.

A dirigente do BE admitiu que "não é fácil fazer uma reestruturação da dívida".

"Mas, entre ficarmos ajoelhados ou levantarmo-nos para exigir essa reestruturação, para exigir um referendo ao tratado orçamental e para tomar a vida nas nossas mãos, há a diferença entre um caminho difícil em que estamos cada vez pior e um caminho difícil em que estamos a construir o futuro", concluiu.

AYC // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.