Covid-19: Ilha de Jersey comunica em português para proteger comunidade

| País
Porto Canal com Lusa

Londres, 13 abr 2020 (Lusa) - A Ilha de Jersey, onde cerca de 20% da população é portuguesa, tem estado a dar conselhos e a comunicar com a população em português no âmbito do plano para evitar a propagação da pandemia covid-19.

Mensagens, folhetos, cartazes e inquéritos estão ser feitos em português e polaco, idioma das principais comunidades imigrantes, com informações sobre o regime de confinamento e medidas de distanciamento social. 

"A comunidade portuguesa tem estado a cumprir e alguns restaurantes já se adaptaram, começando a vender para fora", afirmou à agência Lusa o enfermeiro português, Duarte Vieira.

Recrutado no âmbito de uma campanha das autoridades para empregar profissionais de saúde bilingues e aproximar-se das principais comunidades imigrantes, Duarte Vieira mudou-se para Jersey em 2012 com a mulher, também enfermeira, e diz ter sido o primeiro de 30 médicos e enfermeiros portugueses atualmente na ilha. 

O balanço mais recente, feito pelo Governo de Jersey no domingo ao final do dia, deu conta de 213 pessoas infetadas, mais cinco do que na sexta-feira, e três mortes no total, um número que não muda há mais de uma semana, desde 04 de abril. 

"De forma geral, a pandemia está a evoluir da mesma forma que no Reino Unido. Estamos umas 2-3 semanas atrasados. Estima-se que pico será atingido em meados de maio", indicou Vieira. 

O português acredita que o controlo da taxa de contágio na ilha situada no Canal da Mancha foi travado pelo regime de confinamento imposto a 30 de março, e que a maioria das pessoas está a respeitar, adiantou. 

Uma semana depois do encerramento das escolas, a 23 de março, o governo decretou uma ordem para a maioria da população ficar em casa, limitando a apenas duas horas diárias o tempo que podem sair, seja para fazer compras ou fazer exercício. 

O incumprimento destas regras já resultou em multas de 300 a 500 libras (343 a 572 euros), de acordo com comunicados da polícia local. 

Para mitigar o impacto, o governo de Jersey introduziu apoios financeiros para as empresas e para os trabalhadores, garantindo o pagamento de 80% do salário até 2000 libras (2.300 euros). 

Para os trabalhadores imigrantes há menos de seis meses, inelegíveis para o sistema de segurança social, existe um subsídio mínimo de manutenção de 70 libras (80 euros) por semana, com a condição de estarem disponíveis para fazer voluntariado em setores com necessidade.

Na semana passada, anunciou o investimento de 14,4 milhões de libras (16,5 milhões de euros) para construir um hospital de campanha com capacidade para 180 camas num parque nos arredores da capital St. Helier e o reforço da capacidade de testes de diagnóstico, que eram feitos no Reino Unido. 

Em vez de dois dias, os resultados são obtidos em poucas horas, reduzindo a necessidade de os pacientes com sintomas aguardarem em isolamento para começar a receber tratamento. 

Na ilha de Jersey desde 2012, Duarte Vieira, natural de Santa Cruz, na Madeira, garante que a maioria das pessoas "está a respeitar as medidas" e que as autoridades têm feito o esforço de emitir mensagens, folhetos e cartazes em português e polaco, idioma das principais comunidades imigrantes. 

Vieira adianta que, atualmente, 20% dos 110 mil habitantes são portugueses, "90% dos quais da Madeira", e que trabalham sobretudo nas áreas da construção civil, turismo e jardinagem.

Estatisticamente, o último recenseamento, realizado em 2011, indicava que cerca de 7.000 portugueses representavam 7% da população de cerca de 98 mil habitantes e os polacos 3%, mas o consulado honorário de Portugal em St. Helier estima que residam em Jersey 15 e 20 mil portugueses. 

Jersey faz parte das Ilhas do Canal, territórios dependentes da Coroa Britânica, sujeitos à soberania da rainha Isabel II, mas que não fazem parte do Reino Unido e têm autonomia executiva, legislativa e fiscal.

Do arquipélago faz também Guernsey, que combina várias pequenas ilhas e possui uma população de cerca de 33.000 pessoas, das quais 1.300 são de origem portuguesa.

 

BM // PJA

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.