Programa cautelar em Portugal daria maior confiança aos investidores - Moody's

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 28 mar (Lusa) - A Moody's afirmou hoje que Portugal deverá sair do atual programa de resgate, "possivelmente com uma linha de crédito cautelar", considerando que esta opção daria "um maior nível de confiança aos investidores", embora tenha "custos políticos significativos".

Num relatório sobre Portugal, hoje publicado, a Moody's considera que "Portugal será elegível para uma linha de crédito cautelar do Mecanismo Europeu de Estabilidade", mas que "o Governo também pode optar por uma saída 'limpa', como fez a Irlanda, tendo em conta as amplas almofadas financeiras que estão a ser construídas".

Para a agência de notação financeira, um programa cautelar "daria um maior nível de confiança aos investidores no sentido de que a disciplina orçamental será mantida além da atual legislatura".

No entanto, a Moody's sublinha que "pedir uma linha de crédito - mesmo com a intenção reiterada de não a usar - teria custos políticos significativos, uma vez que as autoridades portuguesas teriam de acordar mais condicionalidades".

ND //CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.