Moody's considera que elevado peso da dívida é o principal desafio de Portugal

Moody's considera que elevado peso da dívida é o principal desafio de Portugal
| Economia
Porto Canal

A Moody's considerou hoje que o principal desafio de Portugal é "o elevado peso da dívida pública", alertando que são precisas "taxas de crescimento significativamente mais fortes" do que as atualmente estimadas para reduzir a dívida no final da década.

Num relatório sobre a economia portuguesa, hoje publicado, a Moody's salienta que "Portugal enfrenta uma série de desafios de crédito", sobretudo relacionados com os altos níveis de endividamento no setor público.

"O país precisaria de taxas de crescimento posteriores consideravelmente mais fortes do que as previsões atuais da Moody's para reduzir de forma significativa o peso da dívida até ao final da década", lê-se no documento.

Para a agência de notação financeira, uma trajetória de queda da dívida exige "a continuação da consolidação orçamental por vários anos", com particular enfoque nos "cortes permanentes da despesa para reduzir a dimensão do setor público".

A Moody's escreve ainda que "este processo tem sido mais incerto devido ao Tribunal Constitucional do país, que rejeitou medidas fundamentais do lado da despesa".

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.