Info

Escritores internacionais convidados para trabalharem em Amarante

| Norte
Fonte: Agência Lusa

Amarante, 28 mar (Lusa) - A Câmara de Amarante quer atrair escritores nacionais e internacionais para trabalharem e editarem os seus livros a partir daquela cidade, avançou hoje à Lusa o presidente da autarquia.

Segundo José Luís Gaspar, o projeto vai designar-se "Casa do Escritor" e terá como objetivo alojar figuras ligadas às letras, convidadas a permanecerem na cidade por "um período longo", escrevendo os seus livros.

O edil acredita que este projeto será importante para "afirmar a imagem de Amarante", enquanto terra de cultura, nos planos nacional e internacional.

"Vai ajudar uma lógica da internacionalização. Vamos dar a Amarante outra roupagem na área da escrita", afirmou, enquanto sublinhava a importância que aquela dinâmica poderá ter para a atividade turística no concelho.

O presidente da autarquia falava hoje à Lusa a propósito do Grande Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes, que a Associação Portuguesa de Escritores vai assumir, a partir deste ano, em colaboração com a Câmara de Amarante.

"A cultura é um bom veículo para dar maior expressão à nossa cidade, que poderá, através deste prémio, dar-se a conhecer ao mundo", considerou.

José Luís Gaspar disse esperar que aquele concurso literário, pelo prestígio que tem, "vai permitir que grandes expositores concorram".

Para o autarca, "com a conjuntura atual e o fluxo de turismo esperado, Amarante poderá posicionar-se noutro patamar".

A estratégia da cidade passará por promover ainda mais a figura do poeta Teixeira de Pascoaes, que residiu naquele concelho.

"Teixeira de Pascoaes vai-se abrir-se ao mundo, porque a sua imagem nunca foi trabalhada desta forma e é um pecado capital não o fazer", considerou.

Nesta fase, acrescentou, há contactos com universidades para tentar encontrar um modelo para trabalhar o que representa a vida e a obra do poeta, cujo espólio foi adquirido pela autarquia.

"Estamos a tentar encontrar soluções. Estamos a avaliar com muito rigor. Não precisamos de nos precipitar", observou.

Sobre o grande prémio de poesia, Gaspar prometeu que, por altura da sua atribuição, haverá um programa de animação e promoção da cidade, criando-se "um cenário" à volta daquele evento, com a presença de grandes figuras da cultura portuguesa.

APM // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Incêndio destrói armazém de lenha em Santa Maria da Feira

Um incêndio destruiu este domingo ao início da tarde um armazém de lenha em Santa Maria da Feira sem causar feridos mas obrigou à retirada de um idosa acamada que estava numa casa junto ao armazém, apurou o Porto Canal no local.

Metro do Porto vai retirar bancos para aumentar capacidade das carruagens

A Metro do Porto vai voltar a retirar alguns bancos para aumentar a capacidade dos veículos. Face à afluência do número de passageiros, será reduzido o número de lugares sentados em mais de 20 composições.

Atropelamento na EN13 faz uma vítima mortal em Chafé, Viana do Castelo

Uma mulher de 59 anos morreu na noite de sábado, pelas 21:15 horas, vítima de atropelamento na Estrada Nacional (EN) 13 em Chafé, Viana do Castelo, segundo fonte da GNR local.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.