Principais bancos portugueses pressionados pelos desafios domésticos

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 28 mar (Lusa) - Os quatro principais bancos portugueses (Banco BPI, BCP, BES e CGD) vão continuar pressionados pela fraca qualidade dos ativos e pela baixa rentabilidade em 2014, apesar de o país ter regressado a um "muito modesto" crescimento económico, segundo a Moody's.

O relatório elaborado pela agência de notação financeira visa justificar as razões da manutenção do 'outlook' (perspetiva) negativo da maioria dos bancos portugueses, depois de ter sido revisto em alta o 'outlook' da República Portuguesa, para "estável", a 8 de novembro de 2013.

E explica ainda porque é que apenas uma instituição, o Banco BPI, no conjunto dos quatro bancos analisados, mereceu a estabilização do seu 'outlook' por parte da Moody's.

"Entre os quatro maiores bancos de retalho portugueses, apenas o BPI permaneceu rentável em 2013, graças ao nível inferior à média dos empréstimos em incumprimento e à contribuição positiva das suas operações internacionais", realçou Pepa Mori, analista sénior e vice presidente da Moody's.

Já os outros três bancos (BCP, BES e CGD) "vão continuar a enfrentar níveis elevados de problemas nos créditos concedidos e fraca rentabilidade, o que coloca ainda mais pressão sobre os seus níveis de capital", frisou a especialista.

De acordo com Pepa Mori, "o BPI vai enfrentar desafios semelhantes, mas numa magnitude inferior, já que beneficia de um portefólio de crédito mais forte, que apoia o seu perfil de crédito mais estável quando comparado com os seus congéneres domésticos".

DN // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.