Covid-19: Gondomar exige testes no Norte que apresenta "cinco vezes mais casos" que o Centro

Covid-19: Gondomar exige testes no Norte que apresenta "cinco vezes mais casos" que o Centro
| Norte
Porto Canal com Lusa

O presidente da Câmara de Gondomar, Marco Martins, exigiu hoje que o Norte também seja contemplado na distribuição de testes à covid-19, recordando que esta região tem "cinco vezes mais casos" do que o Centro.

"Foi recentemente noticiado que a DGS [Direção-Geral da Saúde] vai enviar 10.000 testes para o Centro. Não compreendo essa discriminação positiva a uma região, quando o Norte e Gondomar também precisam muito. O Norte tem cinco vezes mais casos do que o Centro", disse à agência Lusa o presidente da Câmara de Gondomar que é também presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil (CDPC) do Porto.

Aveiro vai receber hoje dois mil dos 10 mil testes à covid-19 destinados à zona Centro e cerca de 80 serão para fazer o rastreio em dois lares daquele concelho, revelou hoje o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales.

"A região e o hospital de Aveiro têm tido uma afluência superior ao expectável e, por isso mesmo, um consumo superior ao espectável. Para a zona Centro vão ser distribuídos hoje 10 mil testes e, destes, dois mil vão para Aveiro", afirmou o governante na conferência de imprensa diária de acompanhamento da situação pandemia em Portugal.

Em declarações à agência Lusa, Marco Martins disse compreender a necessidade de todas as regiões, aplaudiu os anúncios sobre distribuição de testes, mas frisou que o Norte "também precisa" porque apresenta "números dramáticos".

"Não há testes disponíveis. No centro de testes de Gondomar, mais de 1.000 pessoas a quem já está prescrito fazer teste ainda aguardam, mas não há capacidade de resposta. São cidadãos que contactaram as linhas nacionais e estão a aguardar. Os laboratórios contratados não têm resposta. O centro foi criado para uma capacidade diária de 400 testes por dia, mas realizou 30 por dia na semana passada e está a fazer 50 por dia", referiu Marco Martins.

De acordo com o autarca de Gondomar, que contou à Lusa ter reportado já esta situação quer ao Ministério da Saúde quer à Administração Regional do Norte, "faltam materiais" para fazer os testes, nomeadamente zaragatoas e reagentes.

"A Câmara quer testar nos lares, bombeiros e forças de segurança, todos os que estão na linha da frente, tem o dispositivo montado, mas não há material. Preocupa-nos muito que os números possam aumentar. É urgente fazer testes. A Câmara está empenhada e motivada, mas faltam materiais", descreveu Marco Martins.

Questionado sobre números do concelho, o autarca disse ter conhecimento de 18 casos positivos em agentes da PSP e da GNR, bem como de bombeiro "já recuperados ou em quarentena".

Quanto aos lares de Gondomar, Marco Martins falou em "mais de 30 utentes e funcionários" que testaram positivo à covid-19.

"Preocupa-nos o facto de Gondomar ser um dos concelhos com mais infetados em termos absolutos, sendo que analisando em proporção com o número de habitantes é também dos que está pior", acrescentou o autarca

De acordo com o relatório divulgado hoje pela DGS, o concelho de Gondomar regista 528 infetados pelo novo coronavírus, aparecendo em quatro lugar depois de Lisboa (754), Porto (730) e Vila Nova de Gaia (551).

Mas de acordo com contas feitas por Marco Martins - usando os dados do Instituto Nacional de Estatística atualizados em 2018, mas recolhidos com base nos censos de 2011 - Gondomar, que tem 168.027 habitantes, é o quinto concelho com maior número de infetados em relação ao número total de habitantes, numa percentagem a rondar os 0,32%.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 1,3 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 75 mil. Dos casos de infeção, cerca de 290 mil são considerados curados.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela DGS, registaram-se 345 mortes, mais 34 do que na véspera (+10,9%), e 12.442 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 712 em relação a segunda-feira (+6%).

Dos infetados, 1.180 estão internados, 271 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 184 doentes que já recuperaram.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.