Agricultura é estratégia para fixar jovens em Vila Pouca de Aguiar

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Pouca de Aguiar, 28 mar (Lusa) -- A Câmara de Vila Pouca de Aguiar colocou em funcionamento o Conselho Municipal de Agricultura, para delinear estratégias de desenvolvimento deste setor que envolve um terço da população e é encarado como prioritário para fixar jovens.

"Todos os agricultores do concelho, através das suas associações, estão representados neste conselho para que, em conjunto, possamos desenvolver uma estratégia de futuro para o mundo rural", afirmou hoje à agência Lusa o presidente da autarquia, Alberto Machado.

O autarca referiu que Vila Pouca de Aguiar é um concelho envelhecido e que, por isso, precisa de conseguir fixar e atrair os mais jovens e criar oportunidades de emprego.

E, para Alberto Machado, a agricultura é a estratégia para atingir esse objetivo.

Atualmente, um terço da população do concelho dedica-se ao setor, mas, na sua maioria, é apenas para autoconsumo.

O autarca quer que o concelho produza aquilo que "se pode colocar no mercado", aproveitando, para o efeito, a diversificação deste território, que se estende por montanha e vales, e onde se destacam já as produções de castanha, de hortícolas, de carnes, mel ou até mesmo cogumelos.

"É uma nova visão da agricultura. Não é a agricultura de subsistência, poli cultural, mas mais especializada e a pensar nos novos mercados, logo numa produção que vai criar mais-valias, emprego e fixar a população", frisou.

Nestes últimos meses, a câmara organizou 10 ações de formação dedicadas ao licenciamento de cozinhas tradicionais, cultivo de cebola, à produção de queijo de cabra, leite, gado maronês e cabra bravia, ainda bagas de sabugueiro, resina e até está a procurar o doce característico do concelho.

"As ações de formação são sempre fundamentadas nas nossas potencialidades agrícolas e são sempre direcionadas para os mercados. Não nos interessa ter um agricultor a produzir tudo, pretendemos ter um agricultor especializado numa determinada área de sucesso", sublinhou.

E, segundo Alberto Machado, já há resultados. "Há jovens, quase todos os dias, a pedirem informações aos nossos serviços", frisou.

Um interesse que o autarca espera que se concretize em investimentos, até porque referiu que "se tudo isto fracassar, fracassa o próprio concelho".

"Se não conseguirmos inverter o ciclo de desertificação e de perda populacional, poderá fracassar, ficar em causa, a própria sobrevivência dos concelhos do interior", frisou.

Alberto Machado salientou ainda a aposta no associativismo, através do Conselho Municipal, como uma forma de mais facilmente os agricultores acederem aos fundos comunitários e ressalvou que a agricultura nunca pode ser vista de uma forma isolada, considerando estar "muito relacionada com a gastronomia, paisagem e turismo".

Neste plano de inventivo ao mundo rural, o município atribui já inventivos à produção pecuária, ajudando a pagar a vacinação dos animais, e quer ainda diminuir as taxas de licenciamento de estábulos e explorações pecuárias.

PLI // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.