Ações da Galp caem 0,6% para 12,40 euros após regresso à negociação

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 28 mar (Lusa) -- As ações da Galp, que estiveram suspensas na abertura, estavam a cair, pelas 10:54, 0,6% para 12,40 euros, após o regresso à negociação com o anúncio da venda pela ENI de 7% da empresa portuguesa.

Fonte da Euronext Lisboa disse à Lusa que os títulos da petrolífera voltaram a ser negociados às 9:30 em Lisboa, já a valer 12,40 euros, contra os 12,47 euros na quinta-feira.

Desde que voltaram a ser negociadas, a cotação dos títulos da petrolífera tem-se mantido em torno dos 12,40 euros, adiantou ainda a mesma fonte.

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) decidiu hoje suspender as ações da petrolífera na abertura da sessão, aguardando esclarecimentos sobre um facto relevante. Entretanto, a Galp anunciou que a italiana Eni vendeu 7% da participação que detinha na empresa por 702,4 milhões de euros e retomou a negociação na bolsa.

Segundo a Galp, a Eni vendeu 58.051.000 ações, tendo cada uma sido adquirida por 12,10 euros, ou seja, cerca de 3% abaixo do valor a que a Galp Energia fechou a sessão da bolsa na quinta-feira.

O negócio foi dirigido em exclusivo a investidores institucionais qualificados, sendo que a liquidação da oferta acontecerá a 2 de abril.

Com esta venda, a Eni passa a deter uma participação de cerca de 9% na Galp Energia, sendo 1% sujeito a um direito de preferência da Amorim Energia.

Nos últimos meses, a Eni vendeu em bolsa 0,34% da Galp, em que também não foram exercidos direito de preferência pela Amorim Energia, principal acionista da Galp, com 38,34%.

MC (PMC) // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Parlamento discute propostas de alteração ao IRS

O parlamento discute esta quarta-feira a proposta do Governo que altera as taxas do IRS com todos os partidos a apresentarem alternativas, sendo incerto o desfecho das votações, tendo em conta o equilíbrio de forças na Assembleia da República.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.