Covid-19: Festas de São João canceladas no Porto e em Vila Nova de Gaia

Covid-19: Festas de São João canceladas no Porto e em Vila Nova de Gaia
| Norte
Porto Canal com Lusa

As Câmaras do Porto e de Vila Nova de Gaia anunciaram hoje o cancelamento das festas de São João, devido à pandemia, uma medida que admitem causar "tristeza", mas ser necessária dada a incerteza de propagação do vírus.

Em comunicado, ambas as autarquias falam do "potencial de risco para a saúde pública", com a Câmara do Porto, liderada pelo independente Rui Moreira a referir que esta é "uma medida que deixa os portuenses e todos os amantes desta grande festa certamente tristes".

Já a Câmara de Vila Nova de Gaia, presidida pelo socialista Eduardo Vítor Rodrigues, também em nota enviada à agência Lusa, aponta que "o verão poderá trazer alguma atenuante", mas admite que poderá não ser possível "regressar de imediato à normalidade".

As festas de São João são celebradas no Norte do país, de 23 para 24 de junho, sendo que no distrito do Porto, os concelhos do Porto e de Vila Nova de Gaia têm tradicionalmente dividido a organização que costuma contar com fogo-de-artifício e espetáculos de animação, entre outros entretenimentos que levam milhares de pessoas à rua.

Na sua nota, a Câmara do Porto escreve que "a Festa de São João não se irá realizar este ano em virtude da atual situação de pandemia covid-19", apelidando esta decisao de "prudente, especialmente dada a incerteza de propagação do vírus e das suas consequências".

"Toda a programação prevista para esta ocasião, incluindo concertos e outras atividades de animação ficam assim cancelados, sendo as verbas referentes a essas iniciativas alocadas ao esforço do Município nas diversas ações de combate ao atual cenário de pandemia", anuncia ainda a Câmara do Porto.

Já a Câmara de Vila Nova de Gaia -- que termina a nota com a mensagem "A cidade voltará mais forte. Vamos todos ficar bem" -- refere que "a atual pandemia covid-19 está, infelizmente, para durar", razão pela qual considera que lhe compete "fazer tudo para diminuir o tempo desta situação".

"É certo que todo o tipo de concentrações ou ajuntamentos de pessoas continuará a ser interdito no país. Por isso, e porque importa atempadamente acautelar a vida das pessoas, bem como aspetos organizativos e a informação a todos, determinou-se o cancelamento das Festas Populares de São João 2020", refere a nota camarária.

Em Vila Nova de Gaia também foi cancelada a Festa do São Pedro da Afurada e a autarquia acrescenta que serão canceladas também "todas as outras de caráter privado".

Estes anúncios surgem no dia em que também a Câmara de Lisboa anunciou o cancelamento das Festas de Santo António e numa semana em que outras autarquias ou associações organizadoras confirmaram o cancelamento de celebrações ligadas a vários Santos Populares, como foi o caso de Braga e Vila do Conde (São João), bem como Póvoa de Varzim (São Pedro), entre outras.

A covid-19, causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, é uma infeção respiratória aguda que pode desencadear uma pneumonia.

Detetado em dezembro de 2019, na China, o novo coronavírus já infetou mais de um milhão de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 59 mil.

Portugal, onde o primeiro caso foi confirmado a 02 de março, está já na terceira e mais grave fase de resposta à doença (Fase de Mitigação), ativada quando há transmissão local, em ambiente fechado, e/ou transmissão comunitária.

Segundo o boletim epidemiológico divulgado hoje pela Direção-Geral da Saúde, Portugal regista hoje 266 mortes associadas à covid-19, mais 20 do que na sexta-feira, e 10.524 infetados (mais 638).

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Acidente de trabalho faz um ferido grave em Famalicão

Um acidente de trabalho fez uma vítima grave numa empresa de transportes, na manhã desta sexta-feira, na freguesia Cruz, em Vila Nova de Famalicão, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.