Covid-19: Funcionárias de residência sénior da Maia com 14 infetados pedem voluntários

Covid-19: Funcionárias de residência sénior da Maia com 14 infetados pedem voluntários
| Norte
Porto Canal com Lusa

As funcionárias da CliniCuidados, residência sénior da Maia na qual oito idosos e seis auxiliares testaram positivo pela covid-19, estão a apelar a voluntários, prometendo remuneração e material de proteção individual, indicou hoje a responsável da equipa técnica.

De um total de 16 funcionárias, apenas cinco estão a trabalhar, sendo que três delas estão em regime de 24 horas, ou seja, ficam noite e dia na instituição que acolhe 17 idosos, fechou o centro de dia e reduziu o serviço de apoio domiciliário, apoiando apenas quem não tem qualquer suporte.

Em declarações à agência Lusa, Sara Alvarenga, responsável pela equipa técnica apelou à ajuda de voluntários, garantindo que a instituição localizada na Maia, concelho que aparece em quinto lugar no relatório apresentado hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS) com 390 casos de infeção pelo novo coronavírus, dará uma "remuneração e equipamento de proteção individual".

"Sabemos que quem aderir será por altruísmo porque só trabalha nesta área quem tem enorme sensibilidade. Apelamos a que pessoas com conhecimento da área - porque com a equipa tão reduzida não conseguimos dar formação - nos ajudem e prometemos remuneração e proteção. É apenas para fazerem equipa com uma nós para que as restantes possam descansar. Os nossos idosos vão ver sempre ver a pessoa que conhecem, uma de nós, mas nós precisamos de ajuda", referiu Sara Alvarenga.

A residência sénior CliniCuidados da Maia regista 14 testes positivos covid-19: oito idosos e seis funcionárias.

No total acolhe 17 idosos e habitualmente tem uma equipa de 16 funcionárias, mas 11 já estão em casa a recuperar ou isolamento.

Quanto aos idosos que testaram positivo, permanecem na residência separados dos restantes, cuidados, estando "estáveis e com sintomatologia leve", descreveu à Lusa a responsável.

Os testes à covid-19 foram feitos, numa primeira fase, por iniciativa da instituição, e numa segunda fase no âmbito da decisão da Câmara da Maia de testar todos os idosos de lares locais.

Após a confirmação de casos positivos, o espaço de 2.600 metros quadrados foi higienizado, tendo os idosos permanecido num hotel do centro da Maia durante dois dias.

Questionada sobre o estado de espírito da equipa e dos utentes da residência, Sara Alvarenga, lembrou que algumas funcionárias "não vão a casa há dias e estão privadas das suas famílias", mas garantiu "muita motivação".

"Estamos tranquilas e motivadas. E tentamos que os nossos idosos não se apercebam muito do que se passa do portão para fora. Estamos a acusar algum cansaço e desgaste emocional, mas não o transmitimos aos idosos. Agora, mesmo de máscaras colocadas e todas equipadas, sorrimos-lhes com os olhos", disse a responsável.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de um milhão de pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 54 mil.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, mantém-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até ao final do dia 17 de abril, depois do prolongamento aprovado na quinta-feira na Assembleia da República.

Segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 246 mortes, mais 37 do que na véspera, e 9.886 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 852 em relação a quinta-feira.

Dos infetados, 1.058 estão internados, 245 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 68 doentes que já recuperaram.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.