Covid-19: Onda de solidariedade esgotou cabrito serrano para a Páscoa

| Norte
Porto Canal com Lusa

Bragança, 03 abr 2020 (Lusa) -- Uma onda de solidariedade nas redes sociais ajudou os produtores transmontanos de cabrito serrano a escoar toda a produção e a uma semana da Páscoa já não há mais para venda, adiantou hoje a associação da raça.

Em declarações à Lusa, o presidente da Associação Nacional de Caprinicultores de Raça Serrana (ANCRAS), Arménio Vaz, indicou que já não consegue dar mais resposta a encomendas e que os 800 cabritos que tinham já foram vendidos.

"No dia de hoje (sexta-feira) temos 3.800 emails a pedir cabrito, temos encomendas de todo o lado", afirmou, elogiando "a grande onda de solidariedade" que permitiu este desfecho.

A 31 de março a associação lançou um apelo na página oficial, nas redes sociais, para que as pessoas fizessem a encomenda do cabrito, um prato típico da época da Páscoa, mas que devido à pandemia de covid-19 parecia que ficaria arredado da mesa dos portugueses.

"No início estávamos a ter muita dificuldade em comercializar, mas criou-se esta onda de solidariedade e já não temos mais cabrito", contou o presidente da ANCRAS.

Nesta sexta-feira, três dias depois do primeiro anúncio, a associação colocou uma informação nas redes sociais a dar conta de que "devido à enorme quantidade de encomendas para a próxima semana", já não responde a mais pedidos.

O cabrito da raça serrana é uma das raças autóctones do Nordeste Transmontano com a chamada DOP (Denominação de Origem Protegida).

O cabrito é embalado em vácuo e a associação garante entrega por todo o país das encomendas feitas.

A ANCRAS tem duas cooperativas para servir os cerca de 200 associados, uma que recebe os cabritos e outra, o leite.

Como disse o presidente, os associados são produtores com pequenas explorações por todo o Nordeste Transmontano. No que se refere ao cabrito, só 80 entregam à cooperativa, enquanto os restantes comercializam diretamente.

"Daqui por uns tempos", Arménio Vaz, teme que surja outro problema de escoamento, com a venda do queijo, que a associação também produz.

Segundo disse à Lusa, a cooperativa continua a receber leite dos associados e a produzir o queijo, que ainda tem condições para guardar.

"Ainda temos capacidade para 30 dias nas câmaras de armazenamento, mais do esse tempo vai ser complicado gerir isto", declarou.

 

HFI // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.