Covid-19: Hospital e Câmara de Gaia criam "Hotel Positivo" para infetados sem condições em casa

| Norte
Porto Canal com Lusa

Vila Nova de Gaia, Porto, 02 abr 2020 (Lusa) - O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, em parceria com a câmara local, abriu hoje o "Hotel Positivo" para acolher doentes com covid-19, cujas condições de habitabilidade não garantam as normas de isolamento, anunciou hoje à Lusa.

Este alojamento, na Hospedaria do Parque Biológico de Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, é exclusivamente dedicado a utentes infetados pelo novo coronavírus sem necessidade de internamento e sem possibilidade de irem para a casa, pelo facto das condições dessa não permitirem "garantir as normas de segurança de isolamento", sublinhou fonte hospitalar.

Os doentes encaminhados para este hotel terão de assegurar que têm o telefone ou telemóvel sempre ligado, comprometendo-se a unidade de saúde a garantir a alimentação, a higienização e o acompanhamento médico necessário, disse.

Cada utente terá um termómetro, máscara cirúrgica e folhetos informativos.

Já o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia lembrou que os doentes encaminhados para o "Hotel Positivo" não têm "grande dependência", mas desta forma mantêm-se sob o controlo do hospital.

O hospital entende que, com esta resposta, cria um "alívio de camas" que ficam para os doentes que precisam de ser ventilados, vincou Eduardo Vítor Rodrigues.

O socialista lembrou que há cerca de 15 dias que o centro hospitalar está a utilizar a hospedaria do Parque Biológico para alojamentos médicos.

As necessidades e urgências gere-as melhor o hospital e à câmara só compete dar todo o apoio possível, sublinhou.

"Temos os equipamentos, é para os ceder", concluiu.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 209 mortes, mais 22 do que na quarta-feira (+11,8%), e 9.034 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 783 em relação a terça-feira (+9,5%).

Dos infetados, 1.042 estão internados, 240 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 68 doentes que já recuperaram.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março, tendo a Assembleia da República aprovado hoje o seu prolongamento até ao final do dia 17 de abril.

Além disso, o Governo declarou no dia 17 de março o estado de calamidade pública para o concelho de Ovar.

PFT/SVF // LIL

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.