PS quer ouvir secretário de Estado da Administração Pública na AR

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 27 mar (Lusa) -- O PS quer que o secretário de Estado da Administração Pública, José Leite Martins, vá à Assembleia da República para esclarecer se vão ou não haver mais cortes nos salários e nas pensões dos portugueses em 2014 e 2015.

"Exigimos que o secretário de Estado da Administração Pública venha à comissão de Orçamento e Finanças e Administração Pública esclarecer toda esta espiral de incerteza que o Governo criou (...) e lançou sobre a vida dos portugueses", disse à Lusa o deputado socialista António Gameiro, assumindo Leite Martins como a "fonte oficial" do Ministério das Finanças que anunciou numa reunião com jornalistas o corte definitivo das pensões e que acabou desautorizando o primeiro-ministro, Passos Coelho, que disse, em Moçambique, que nada está decidido a esse respeito.

António Gameiro considerou, nas declarações à Lusa, que é necessário que o Governo e a maioria PSD/CDS-PP falem "a uma só voz", já que ao longo desta semana houve várias declarações contraditórias sobre a eventualidade de mais cortes nos salários e pensões e sobre a possibilidade de alguns dos cortes provisórios passarem a definitivos.

O deputado socialista lembrou que, na segunda-feira, o primeiro-ministro, nas jornadas parlamentares do PSD, em Viseu, anunciou que haveria mais cortes nas pensões e salários, que poderiam ascender a 2,5 mil milhões de euros, enquanto na terça-feira, o líder parlamentar social-democrata afirmou que, a haver cortes nas pensões e salários para 2014 e 2015, estes seriam "compensados".

António Gameiro sublinhou ainda que hoje, uma fonte do Ministério das Finanças "reunida informalmente com jornalistas divulgou diversas modalidades de conversão dos cortes provisórios em definitivos e ainda anunciou que haveria mais cortes nos rendimentos dos portugueses para este ano e para o ano que vem".

Referiu ainda que também hoje o primeiro-ministro "enviou um recado ao próprio Governo", pedindo "calma e serenidade" por estarem a dar "notícias cruzadas e contraditórias".

"Os portugueses precisam que esta espiral de medo e de incerteza pare, que o Governo diga que cortes vai fazer e necessita de fazer, quais são os cortes provisórios que se tornam definitivos, que rendimento os portugueses podem esperar ter para o ano 2014 e para o ano 2015", concluiu.

CP // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.