Governo garante que hospitais de Estarreja e Águeda são para manter

| Norte
Porto Canal / Agências

Redação, 27 mar (Lusa) - Os hospitais de Águeda e de Estarreja são para manter, com uma carteira de serviços complementar entre as unidades do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, garantiu hoje o secretário de Estado da Saúde, Manuel Teixeira.

O secretário de Estado respondia a uma pergunta da deputada do PSD Maria Paula Cardoso, durante a audição do ministro na Assembleia da República.

Manuel Ferreira Teixeira garantiu que os hospitais de Águeda e de Estarreja não são para encerrar, afirmando que o plano estratégico para o Centro Hospitalar do Baixo Vouga, que compreende também o Hospital de Aveiro, "está a ser ultimado" e não ficará concluído sem prévia consulta aos municípios e entidades interessadas.

Paula Cardoso disse ser "necessário pôr termo à angústia e à desconfiança das populações envolvidas" sobre que serviços haverá em cada um dos hospitais e como se vão articular.

"Tem-se, insistentemente, procurado saber qual é o plano estratégico para estas três unidades hospitalares e qual o desenho final, mas tem havido uma espécie de tabu, apesar das perguntas insistentes à Administração Regional de Saúde e ao Conselho de Administração" do Centro Hospitalar.

Segundo observou Paula Cardoso, a fusão dos hospitais de Águeda, Estarreja e Aveiro num único centro hospitalar "foi anunciada em abril de 2011 e mais tarde feita a nomeação do Conselho de Administração, mas a população as forças vivas dos três municípios envolvidos nunca foram informados sobre qual seria o plano a implementar".

A deputada social-democrata, que aludiu às notícias de "longas esperas nas urgências em Aveiro", relatou que "foi-se verificando alguma centralidade no Hospital de Aveiro e assumidas medidas que levavam ao encerramento de vários serviços, em Águeda e em Estarreja, sem se verificarem grandes ganhos em eficiência ou qualidade".

O Centro Hospitalar do Baixo Vouga foi criado com o objetivo de "obter maior segurança e qualidade dos cuidados prestados e uma racionalização dos recursos, mediante a complementaridade, potenciando as boas práticas que já existentes nas diversas unidades hospitalares" que o integram.

MSO // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga.