Covid-19: Bancos têm até final de junho para apresentar contas do 1.º trimestre - BdP

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 01 abr 2020 (Lusa) -- Os bancos vão ter cerca de três meses para divulgar as contas do primeiro trimestre, em vez dos atuais dois meses, uma medida tomada no âmbito da crise da covid-19, informou hoje o Banco de Portugal.

Em comunicado, o regulador e supervisor bancário indicou que "considera adequado que a publicação e envio da informação relativa ao primeiro trimestre de 2020 possa ocorrer até 120 dias após o fim do trimestre", ou seja, até final de junho.

Até agora, os bancos tinham 60 dias (cerca de dois meses) para divulgar as contas trimestrais.

Já quanto ao envio pelos bancos ao supervisor de elementos de prestação de contas referentes a 2019, o Banco de Portugal indicou que os prazos são prorrogados em função das medidas de flexibilidade definidas por lei no âmbito desta pandemia de coronavírus.

Atualmente, a lei permite que assembleias-gerais de empresas para aprovação de contas sejam adiadas até 30 de junho.

Sobre as moratórias de crédito para famílias e empresas terem mais tempo de pagar empréstimos, o Banco de Portugal indica que a Autoridade Bancária Europeia irá divulgar em breve critérios sobre o seu tratamento contabilístico e prudencial.

O regulador bancário europeu já deu indicação de que haverá flexibilidade ao referir que as moratórias não têm implicações automáticas no malparado dos bancos.

O Banco de Portugal reafirma hoje que "no futuro, e caso venha a ser necessário (..), poderá adotar novas medidas".

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou perto de 866 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 43 mil. Dos casos de infeção, pelo menos 172.500 são considerados curados.

Vários países adotaram medidas excecionais, incluindo regime de quarentena e o encerramento de fronteiras, com significativo impacto na atividade económica.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 187 mortes, mais 27 do que na véspera (+16,9%), e 8.251 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 808 em relação a terça-feira (+10,9%). P país está em estado de emergência, pelo menos, até às 23:59 de 02 de abril.

IM (CSJ) // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Taxa de juro na habitação volta a cair

A taxa de juro implícita dos contratos de crédito à habitação diminuiu em março pelo segundo mês consecutivo, para 4,613%, menos 2,8 pontos base do que em fevereiro, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Redução das taxas de IRS aplica-se a todos os rendimentos de 2024

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta sexta-feira que a redução das taxas de IRS vai aplicar-se a todos os rendimentos auferidos desde 01 de janeiro de 2024.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.