Covid-19: ARCOlisboa adiada e organização procura nova data para a feira de arte

| País
Porto Canal com Lusa

Madrid, 01 abr 2020 (Lusa) -- Os organizadores da feira de arte contemporânea ARCOlisboa estão à procura de uma nova data para o evento que se devia realizar de 14 a 17 de maio, mas que vai ser adiado devido à situação criada pela pandemia covid-19.

"Em maio já não vai dar tempo, seguramente", disse à agência Lusa fonte oficial da Feira Internacional de Madrid (IFEMA), que coorganiza, com Câmara Municipal de Lisboa, o certame que já é uma referência anual do setor das artes contemporâneas em Portugal.

A mesma fonte revelou que a diretora da ARTElisboa, a espanhola Maribel López, está a falar com todos os interessados, nomeadamente as galerias que normalmente expõem, "à procura de outras opções", devendo a decisão ser tomada "nos próximos dias".

A 5.ª edição da ARCOlisboa devia realizar-se de 14 a 17 de maio próximo, na Cordoaria Nacional, com a presença de centenas de artistas, representantes de galerias, colecionadores, comissários e outros profissionais e instituições do meio.

No ano passado, cerca de 11 mil pessoas visitaram a feira de arte contemporânea de Lisboa, que teve um total de 71 galerias, a maior parte de Portugal e de Espanha.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou perto de 866 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 43 mil.

Espanha é o segundo país com maior número de mortes (mais de 9.000), e o terceiro com o maior número de casos de infeção confirmados até hoje (mais de 102 mil), enquanto os Estados Unidos são o que contabiliza mais infetados (mais de 190 mil), acima de Itália (mais de 105 mil).

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 187 mortes, mais 27 do que na véspera (+16,9%), e 8.251 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 808 em relação a terça-feira (+10,9%).

Dos infetados, 726 estão internados, 230 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 43 doentes que já recuperaram.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em "estado de emergência" desde 19 de março.

A ministra da Saúde portuguesa revelou na última sexta-feira que o pico da pandemia de covid-19, em Portugal, deverá acontecer no "final de maio", não se sabendo ainda até quando estarão em vigor as medidas de contenção social.

FPB // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Salário mínimo, direito a férias e à greve são conquistas da Revolução dos Cravos

A implementação do salário mínimo nacional, o direito a férias, à atividade sindical e à greve foram algumas das conquistas da revolução de 1974 no mundo do trabalho, que passou a ser exercido com mais direitos.

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.