Covid-19: Penamacor com desconto de 50% na fatura da água para todos os consumidores

| País
Porto Canal com Lusa

Penamacor, Castelo Branco, 01 abr 2020 (Lusa) - A Câmara de Penamacor vai aplicar um desconto de 50% ao valor da fatura da água, saneamento e resíduos de todos os munícipes e empresas do concelho, face à pandemia da covid-19, disse hoje à agência Lusa o presidente do município.

António Luís Beites explicou que a medida foi aprovada por unanimidade em reunião privada do executivo e será aplicada nos meses de abril, maio e junho, abrangendo todos os consumidores deste concelho do distrito de Castelo Branco.

A par da redução da água, a autarquia também determinou alargar por mais 60 dias o prazo de pagamento das faturas da água.

"Trata-se de uma medida para apoiar de forma igual toda a nossa população, nesta fase tão difícil", disse.

Segundo apontou, o custo desta medida deverá rondar os 100 mil euros, no conjunto dos três meses.

A autarquia também deliberou que os funerais no cemitério de Penamacor passam a ter o limite máximo de 10 pessoas, tendo ainda recomendado às juntas de freguesia do concelho que tomem a mesma decisão, garantindo assim o distanciamento social recomendado pelas autoridades de saúde.

"Apesar da consciência da vertente sentimental e afetiva desses momentos, a deliberação pretende primar acima de tudo pela saúde e segurança de todos", fundamenta o município.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou perto de 866 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 43 mil.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 187 mortes, mais 27 do que na véspera (+16,9%), e 8.251 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 808 em relação a terça-feira (+10,9%).

Dos infetados, 726 estão internados, 230 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 43 doentes que já recuperaram.

CYC // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Ministério da Saúde convoca médicos para iniciarem negociações

O Ministério da Saúde convocou os sindicatos médicos para a primeira reunião negocial no dia 26 de abril de manhã, anunciaram esta sexta-feira as estruturas sindicais.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).