Covid-19: Câmara de Santa Comba Dão tem 52 camas para utentes de lares

| País
Porto Canal com Lusa

Santa Comba Dão, Viseu, 01 abr 2020 (Lusa) - O município de Santa Comba Dão anunciou hoje ter criado dois polos para receber utentes de lares de idosos, na eventualidade de ser necessário evacuar estes equipamentos devido ao novo coronavírus.

"Os polos de acolhimento vão funcionar em dois equipamentos escolares do concelho, que estão a ser equipados e organizados pelos serviços municipais de proteção civil, com a instalação de 52 camas e outras estruturas necessárias para eventuais situações de isolamento", explica a autarquia.

Esta medida - tomada pelo presidente da Câmara, Leonel Gouveia, enquanto diretor do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil - visa apoiar os planos de contingências dos lares e residências para idosos do concelho.

"As camas disponibilizadas poderão vir a ser requisitadas para outros fins, de acordo com orientações e diretivas das autoridades de saúde", sublinha.

Segundo a autarquia, foram ainda afetados "80 colchões para suporte a eventuais cenários em que seja necessário prestar auxílio às populações e para apoiar, logisticamente, grupos de operacionais, equipas e brigadas, que operem no quadro da proteção civil".

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou perto de 866 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 43 mil.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 187 mortes, mais 27 do que na véspera (+16,9%), e 8.251 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 808 em relação a terça-feira (+10,9%).

Dos infetados, 726 estão internados, 230 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 43 doentes que já recuperaram.

 

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).