Covid-19: Vila Velha de Ródão realiza testes rápidos a profissionais e utentes de lares

| País
Porto Canal com Lusa

Vila Velha de Ródão, Castelo Branco, 01 abr 2020 (Lusa) - A Câmara de Vila Velha de Ródão, no distrito de Castelo Branco, iniciou hoje a realização de testes rápidos à covid-19 a utentes de lares e profissionais identificados como prioritários pelo corpo técnico.

"Estes testes rápidos permitem a deteção de anticorpos IgG e IgM de sensibilidade de 92 por cento quando comparada com testes de PCR, testes marcação CE, devidamente registados no Infarmed", explica, em comunicado enviado à agência Lusa, o município de Vila Velha de Ródão.

Esta ação tem como objetivo dar uma resposta ao despiste do surto, principalmente junto de quem tem a responsabilidade de cuidar dos outros.

Integram o grupo prioritário os funcionários das instituições de apoio a idosos do concelho de Vila Velha de Ródão e os utentes destas instituições que sejam caracterizados pelo corpo técnico como prioritários.

Também os profissionais e técnicos de saúde, bombeiros, os colaboradores do município que garantem os serviços básicos de higiene e segurança pública e que apoiam a rede de solidariedade do concelho de Vila Velha de Ródão, "que apresentem sintomas associados à covid-19, definidos por prioridade em articulação com as instituições responsáveis, serão testados".

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou perto de 866 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 43 mil.

Dos casos de infeção, pelo menos 172.500 são considerados curados.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 187 mortes e 8.251 casos de infeções confirmadas.

Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até às 23:59 de 02 de abril.

CCC // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).