Covid-19: Centro Hospitalar Cova da Beira cria linha de apoio para profissionais

| País
Porto Canal com Lusa

Covilhã, Castelo Branco, 01 abr 2020 (Lusa) - O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB), na Covilhã, distrito de Castelo Branco, criou uma linha de apoio psicológico para profissionais de saúde e seus familiares, no âmbito da pandemia covid-19.

Em comunicado enviado à agência Lusa, esta unidade hospitalar lembra que, pela "natureza das suas funções, os profissionais de saúde são um grupo de trabalhadores que apresenta elevado risco de infeção e perturbação emocional, devido ao tipo de cuidados prestados em ambiente hospitalar e aos altos níveis de stress a que estão sujeitos".

"Nesse sentido, o serviço de Psiquiatria do CHUCB criou uma linha de contacto direto para colaboradores e familiares, que necessitem de apoio psicológico/psiquiátrico, através da qual podem realizar consultas não presenciais, via telefone ou Skype e à qual podem aceder, após pedido de marcação pelo 'e-mail' psiqchcbcovid@gmail.com", é referido na nota de imprensa.

A informação também destaca que o acesso está igualmente disponível para os médicos do Agrupamento de Centros de Saúde da Cova da Beira para consultadoria na área, a respeito de doentes que acompanhem e careçam do mesmo tipo de orientação.

O CHUCB engloba o Hospital Pêro da Covilhã e o Hospital do Fundão, no distrito de Castelo Branco.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou perto de 866 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 43 mil.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 187 mortes, mais 27 do que na véspera (+16,9%), e 8.251 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 808 em relação a terça-feira (+10,9%).

Dos infetados, 726 estão internados, 230 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 43 doentes que já recuperaram.

CYC // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.