Martifer Solar concebe e constrói parque solar de 72ME no México

| Economia
Porto Canal / Agências

Porto, 27 mar (Lusa) -- A portuguesa Martifer Solar inaugurou na quarta-feira em La Paz, no México, com a empresa local Gauss Energia, o maior parque fotovoltaico ligado à rede da América Latina, num investimento de 100 milhões de dólares (72,4386 milhões de euros).

Em comunicado, a Martifer Solar adianta que o projeto de 39MWp (medida de potência energética) - denominado "Aura Solar" e inaugurado pelo presidente do México, Enrique Peña Nieto - produzirá energia para abastecer mais de 160 mil habitantes e economizar mais de 60 mil toneladas de CO2 (dióxido de carbono) por ano.

Construído para a Gauss Energia, o projeto foi financiado pelo banco de desenvolvimento local NAFIN, pelo IFC (International Finance Corporation, do The World Bank Group) e pela Corporación Aura Solar, implicando, segundo um comunicado divulgado na quarta-feira no México, um investimento de 100 milhões de dólares (cerca de 72,4 milhões de euros).

A Martifer Solar foi responsável pela engenharia, fornecimento e construção do parque solar, situado em La Paz, Baja California, ficando ainda a seu cargo os serviços de operação e manutenção.

Segundo os dados divulgados pela empresa portuguesa, o parque tem mais de 132 mil painéis solares fotovoltaicos instalados em estruturas em solo, montados em seguidores solares de eixo único, e tem previsão para compensar 60.000 toneladas de emissões de gases de estufa por ano, fornecendo energia suficiente para abastecer mais de 160.000 habitantes.

"A conclusão deste sistema fotovoltaico dá-nos uma posição de liderança na região. Temos expectativas de continuar a crescer no mercado deste país, que deverá quadruplicar em 2014", afirma o 'country manager' da Martifer Solar no México, Álvaro del Río, citado no comunicado.

Já o administrador executivo da Martifer Solar, Henrique Rodrigues, considera que o projeto "comprova as capacidades da Martifer Solar em termos de engenharia e adaptação a mercados locais".

"A realização de um projeto desta envergadura reforça a nossa confiança como líderes no setor fotovoltaico mundial, um setor sempre em constante mutação", acrescenta.

Responsável pela quadruplicação da capacidade fotovoltaica instalada no México, o "Aura Solar" é o primeiro contrato de ppa ('power purchase agreement') estabelecido entre uma empresa privada e a Comissão Federal de Electricidade (CFE), empresa elétrica nacional do México, que garantirá a venda da produção de energia ao longo de 20 anos.

A meta traçada pelo México é atingir 35% de energia renovável até 2026.

PD //CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.